Bazar da Costura acontece amanhã em São Paulo em prol da Fundação Dorina Nowill para cegos

Quem acompanha o blog sabe que amo eventos e ações voltados para a inclusão social e que tenham resultados para entidades e associações que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva neste nosso país que ainda tem muito que aprender em relação a cidadania e a igualdade entre todos.

Amanhã, 23 de novembro, das 8 às 16 horas, a Paróquia de São Gabriel Arcanjo, em São Paulo, sedia mais uma edição do Bazar da Costura daFundação Dorina Nowill para cegos.

Dorina Nowill foi uma brasileira à frente do seu tempo.(amo mulheres à frente de seu tempo!). Aos 17 anos, ficou cega em decorrência de uma doença não diagnosticada. Mas a deficiência visual não impediu Dorina de levar os estudos adiante e, assim, ela se tornou a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos. Percebendo a carência de livros em braile no país, em 11 de março de 1946, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, dando início a uma série de ações inclusivas que fazem parte das atividades da atual Fundação Dorina Nowill para Cegos. Dentro dos mais de 70 anos de história, o voluntariado sempre fez – e ainda faz – toda a diferença.

Tudo começou com menos de dez voluntárias, que começaram a traduzir livros para o braile para Dorina Nowil e outras cegas poderem estudar. Esse trabalho se ampliou para outras áreas, mas o voluntariado se mantendo como a base de tudo. Dentro deste cenário, há mais de 40 anos, voluntárias e amigas da fundadora da entidade, se dedicam semanalmente à produção de peças artesanais, produtos para decoração e itens de enxovais de cama e mesa, que são vendidos no anual e tradicional Bazar da Costura.

Entre as peças criadas pelo Grupo da Costura estão toalhas de mesa, artigos de decoração natalina e roupas para bebês – além de outros itens ofertados a partir de R$ 15,00. Da dedicação das voluntárias e a solidariedade dos compradores vem uma importante ajuda financeira para a continuidade dos serviços prestados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, afinal, toda a renda é revertida às iniciativas da instituição. “É lindo acompanhar a dedicação dessas senhoras que, durante o ano todo, assumem o compromisso de produzir semanalmente peças que serão oferecidas no Bazar da Costura”, diz Ika Fleury, presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos e responsável direta pelas iniciativas beneficentes capazes de transformar cada Natal em um momento mais solidário.

Bazar do Sorriso

E entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, será realizada a segunda edição do Bazar do Sorriso, que reúne mais de 40 expositores de acessórios, semijoias, moda infantil, feminina e masculina, bolsas, sapatos, além de itens para casa e decoração. O evento, realizado no bairro paulistano do Morumbi, conta ainda com atrações especiais, além de um espaço gastronômico, onde será possível comprar cervejas e vinhos. Parte do valor arrecadado nos três dias do II Bazar do Sorriso será revertida para ações daFundação Dorina Nowill para Cegos, instituição que, há mais de 70 anos, trabalha para a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, promovendo atendimentos gratuitos.

SERVIÇO

Tradicional Bazar da Costura

Onde: Paróquia de São Gabriel Arcanjo

Endereço: Av. São Gabriel, 108 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Quando: quinta-feira, 23/11/2017

Horário: 8h às 16h

Entrada Gratuita

Aceitos todos os cartões de crédito e débito

II Bazar do Sorriso

Endereço: Rua Professor Otávio Ferrari, 100 – Morumbi – São Paulo – SP

Quando: 30/11 a 02/12/2017 – 12h às 21h30 / 03/12/2017 – 12h às 18h30

Entrada Gratuita

Valet no local

Aceitos todos os cartões de crédito e débito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *