"Santos de frente pro mundo - A história que dança" será lançado no domingo

“Santos de frente pro mundo – A história que dança” será lançado no domingo

Eu amo dança, quando criança fiz ballet clássico e apesar de ser apaixonada não levava muito jeito para dançar. Uma pena! Até tenho o biotipo de bailarina e adoro os looks ballerina, enfim, continuo a apreciar a dança e tenho uma irmã que estudou comunicação das artes do corpo que traz a dança como carro-chefe.

Tudo isto, só para dizer que adorei a notícia que vou dar agora: No domingo, 19 de novembro, o Sesc Santos recebe ação artística multidisciplinar. É o lançamento do livro “Santos de frente pro mundo – A História que dança” que retrata a história da dança contemporânea na cidade.

A Aplauso Cia de Dança lança seu primeiro livro que aborda a história da dança contemporânea da cidade nas décadas de 80 e 90, e nos dias de hoje. “Santos de frente pro mundo” é uma coreografia criada para  explorar as múltiplas facetas da cidade, e também os diferentes corpos que integram o elenco e sua formação como bailarinos/intérpretes.

Luciana Raccini sempre teve a intenção de tornar pública a história da dança de Santos. Em seus anos de atuação como educadora de dança, coreógrafa, diretora, produtora e intérprete, ela manteve um registro histórico desse percurso, e principalmente, como ela ressalta: “contar a história das relações afetivas que a dança criou na vida de quem a construiu. Tivemos o grato reconhecimento quando fomos selecionados pelo FACULT, edital de financiamento municipal para projetos culturais”.

Para realizar este grande projeto, Raccini contou com o apoio do corpo de intérpretes da companhia e dentre eles, Barbara Muglia Rodrigues teve papel fundamental na realização deste projeto.  Rodrigues tem o tino de educadora semelhante ao de Luciana, e isso fez com que a diretora solicitasse o olhar da intérprete na criação de uma obra poético-imagética através do olhar dos fotografos Lairton Carvalho e Nana Loureiro, que acompanharam o processo de criação da coreografia “Santos de Frente pro Mundo”, desde seu embrião.


A história da dança contemporânea no Brasil tem Santos como uma das cidades que construíram e serviram como inspiração por gerações. Foram tempos em que as companhias locais desenvoıviam trabalhos de alta qualidade técnico artística, se destacando pela linguagem inovadora, em mostras e festivais de todo país, principalmente, os Festivais de Joinville, a Bienal Sesc de Dança e o Mapa Cultural Paulista. Por isso, quando Raccini e Sueli Cherbino, diretora da Cia, se reencontraram em Santos, em 2014, perceberam que a força de seu trabalho ainda vivia e resolveram se reunir mais uma vez, a fim de fortalecer este cenário tão promissor.

Sobre a seleção das fotos e o que conta o livro, Raccini explicou sobre a escolha das imagens para narrar tudo isso: “Há muitas fotos e registros de todos esses anos, tanto de palco como de intervenções e ensaios. Nós decidimos trabalhar apenas com fotografias de palco produzidas por Nana Loureiro e Lairton Carvalho, que são os fotógrafos que nos acompanharam, oficialmente, durante todos esses anos”. Rodrigues foi a responsável por escrever a história contada pelas fotos ao longo desses anos.

 O evento terá um bate-papo com as autoras sobre o processo de criação da obra, e também, para o público conhecer os intérpretes que compõem a Cia.

Serviço:

Lançamento do livro

“Santos de frente para o mundo: A história que Dança”

Dia 19/11 às 17:00 horas
Sesc Santos · Santos

Entrada gratuita