Gentileza gera gentileza e transforma o mundo!

Hoje, 13 de novembro, é o Dia da Gentileza e eu que amo a gentileza e a faço um hábito diário não poderia passar a data em branco.

O que é gentileza? E por que ela é tão importante? Pelo dicionário, gentileza é a qualidade de ser gentil, ação que demonstra amabilidade e cuidado com o outro. Em um mundo cada dia mais conturbado e com a proliferação de haters e de críticos que se sentem confortáveis em apontar o dedo para todos simplesmente por estarem atrás de um computador, ser gentil é ainda mais importante. E para usar de gentileza basta querer e tornar cada ato gentil um hábito. Ceder lugar para o idoso no transporte público, ajudar uma pessoa a atravessar a rua, um bom dia ao porteiro e a todas as pessoas que cruzar seu caminho pela manhã, o simples gesto de parar para escutar alguém que te aborda na rua para pedir uma informação, um café com um amigo, uma palavra de carinho para alguém que está triste e tantos outros exemplos.

É fácil ser gentil, basta ter boa vontade e o mínimo de respeito pelo outro ser humano, melhor dizendo, ser vivo, porque é preciso ser gentil com animais e outras formas de vida além da humana. Pode ter quem ache que isto é papo de humanistas que vivem no mundo da lua e não enxergam a verdade nua e crua da realidade. Prefiro continuar a ver a gentileza como gerador de mais gentileza, Eu posso ver o mundo com lentes cor de rosa sim, mas pelo menos, tento fazer a minha parte sendo alguém que tenta fazer da gentileza sua forma cotidiana de agir.

Tenho muitas histórias que poderiam ilustrar minha paixão pela gentileza, mas vou contar apenas uma: há menos de um mês, estava esbaforrida, tinha participado de uma reunião em São Paulo e tinha outra em Santos, para a qual estava atrasada. Mesmo atrasada e correndo atravessei a avenida e acendi um cigarro quando uma moça me abordou e pediu um cigarro. Eu parei e dei o cigarro para ela que me agradeceu muito e falou: geralmente as pessoas nem param para me escutar porque estou com a roupa suja. Eu sou catadora de latinhas e outros materiais recicláveis, um não sou mendiga. Muito obrigada, por ter parado e me escutado! Eu fiquei comovida. Geralmente eu paro sim quando sou abordada na rua, acho que é questão de respeito e educação com outro ser humano. E ela foi grata por um gesto gentil meu que sinceramente acredito que deveria ser o comum e não o diferente.

Ok, não resisto, preciso contar outra história ligada a gentileza e bem antiga, lá de 1996. Dia de voltar para o Brasil após um ano em Londres. Marquei com o taxista a ida com preço fechado para o aeroporto e fiquei só com um pouquinho a mais de pounds (libras esterlinas) para um lanche antes do voo ou alguma necessidade especial. O taxista muito gentil, me viu cheia de bagagem e se ofereceu para me ajudar com a bagagem até o saguão. Ao chhegarmos lá, não vimos nada sobre meu voo, fui nas informações e tinha mudado o terminal do aeroporto. Fiquei um pouco nervosa, afinal não tinha mais dinheiro para ir até outro terminal (o aeroporto de Heatrow é enorme e as distâncias entre os terminais são consideráveis) e o taxista olhou para mim e disse: vamos, eu te levo lá! Respondi: mas não tenho dinheiro para pagar a viagem até lá, fiquei com o dinheiro contado. Ele me respondeu: não precisa me pagar. Eu simpatizei com você e vou te levar para te ajudar. Só peço que você sempre ajude quem precisar!

“Uma palavra gentil pode transformar o dia inteiro de alguém”. Bora fazer um dia a dia mais gentil tanto no mundo offline quanto no mundo online. Que tal propagarmos mais as boas notícias e deixarmos de lado as más notícias? Que tal só comentar algo bacana, o que não gostou simplesmente ignore, não precisa destilar ódio por não concordar com o ponto de vista do outro. Que tal prestigiar bazares com pequenos produtores? Isto também é ser gentil.

#gentilezageragentileza

#gentilezaérespeito

#sergentilésergente

 

 

2 comentários sobre “Gentileza gera gentileza e transforma o mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *