Halloween e a Roda do Ano Celta

Halloween e a Roda do Ano Celta

Está chegando o “Dia das Bruxas” ou Halloween e muita gente gosta da festa e das brincadeiras ou não gosta e diz que é absurdo comemorar a data no Brasil, mas o real significado do Halloween ou Samhain, o festival da Roda do Ano Celta passa despercebido para a maioria das pessoas, e eu, que adoro o tema resolvi contar um pouquinho sobre as origens desta data mística para vocês e entrevistei Virginia Gaia que é astróloga, taróloga e estudiosa de mitologia e religião comparada.

Eu, particularmente, gosto demais da cultura celta, da Wicca – religião neopagã que resgata a Antiga Religião. Leio muito sobre o tema e inclusive celebrei o casamento de uma das minhas irmãs que foi um ritual de casamento wicca que adaptei para a história dela. Em um momento como o atual, que ao mesmo tempo que existe um resgate do Sagrado Feminino e de religiões neo pagãs, também vivemos um momento de “Caça as Bruxas” no Brasil e no mundo, por isto, resolvi escrever sobre Halloween sobre um outro prisma, que oferece informações importantes sobre a origem da festa.

E só pra lembrar: Aproveite a data da melhor maneira pra você! Seja de forma lúdica ou mais reflexiva. Quem faz a sua festa é você!!! Pra mim é como um Ano Novo, uma data de dar adeus ao que passou e captar as melhores energias para o o que está por vir.

– Qual a origem do Halloween? Alguns falam em origem celta e outros só falam da festa atual bem americana? 

Virgínia Gaia: O Halloween é uma versão popularizada e bastante simplificada do milenar Samhain, festival comemorado dentro da Roda do Ano celta e que ainda é celebrado por praticantes de diversas correntes da bruxaria e da wicca. No Hemisfério Norte, o Samhain acontece no auge do outono, período no qual, de acordo com a tradição, o limite entre o mundo dos vivos e dos mortos está mais tênue. Isso se dá pela relação simbólica com a natureza, que está sendo afetada pela queda gradual de temperatura, fazendo com que temas como morte e renascimento estejam em evidência.

Com a difusão das religiões monoteístas e a ascensão do cristianismo, a festa acabou sendo adaptada para algo mais lúdico e menos místico. Surgia, assim, o Halloween, conhecido também como “Dia das Bruxas”.

– Como é possível trazer alguns dos costumes e valores celtas para uma comemoração contemporânea de Halloween?

Virgínia Gaia: No Halloween, o Sol está passando pelo signo de Escorpião, cuja simbologia remete também aos temas de morte, renascimento e ancestralidade. Fazer uma reflexão sobre o que podemos transformar internamente para provocar mudanças externas é sempre válido nessa época do ano. Afinal, tudo nessa vida é cíclico e a grande lição dos celtas com o Samhain é a de valorizar esses ritos de passagem.

– Tem gente que questiona brasileiros que comemoram a data, qual sua opinião sobre isto?

Virgínia Gaia: A maior parte dos praticantes da bruxaria no Hemisfério Sul, que inclui o Brasil, comemoram ao final de outubro o Beltane, em vez do Samhain. Isso porque o Beltane é celebrado durante a primavera, que é a estação do ano em que estamos.  De qualquer forma, com o Halloween temos, internacionalmente, a oportunidade de desmistificar um pouco do que as pessoas entendem sobre magia e bruxaria. Nesse sentido, acho bastante válida a comemoração. É uma forma de promover, ainda que de forma lúdica, um pouco dessas tradições mágicas milenares.

– Alguma sugestão de ritual para fazer no Halloween?

Virginia Gaia: No dia 31 de outubro deste ano, comemoraremos o Halloween com a Lua crescendo no místico signo de Peixes, onde fará aspectos harmônicos com o Sol e com Júpiter, ambos em Escorpião. É uma boa oportunidade para trabalhar temas ligados à sabedoria interior e à remoção de obstáculos psíquicos. Tomar um banho com pétalas de rosa branca e alfazema, mentalizando a transformação e a superação de emoções negativas, é uma boa sugestão para atrair positividade e superação de obstáculos emocionais.

 

E só pra lembrar: Aproveite a data da melhor maneira pra você! Seja de forma lúdica ou mais reflexiva. Quem faz a sua festa é você!!! Pra mim, Suzana, é como um Ano Novo, uma data para dar adeus ao que passou e captar as melhores energias para o o que está por vir. Blessed be!

E para quem mora em Santos, amanhã o Suzanices realiza junto com o blog Sahssaricando e o site CineDoor um Happy Hour especial Halloween no Novotel Santos (https://www.facebook.com/events/1745048679134315/)

Para conhecer mais sobre o trabalho da nossa entrevistada Virginia Gaia visitem o site: http://virginiagaia.com.br/

Sou fã do trabalho dela desde que assisti uma palestra sobre Sagrado Feminino alguns anos atrás e acompanho seu trabalho através das mídias sociais.