Exposição Mena no Arouche: arte no centro de SP

Exposição Mena no Arouche: arte no centro de SP

O arquiteto, artista plástico e grafiteiro Gabriel Menezes (Mena) realiza sua primeira exposição “Mena no Arouche”com vernissage na próxima quinta-feira, 26 de outubro, no Espaço Cultural No Arouche, uma casa de 105 anos, que se tornou um espaço cultural na região central de São Paulo. Nos dias 28 e 29/10, a exposição ficará aberta ao público. A escolha do local foi bem importante para Mena, já que ele assina o projeto arquitetônico e a arte do lugar.

Com muita cor, o artista deixa sua marca de várias maneiras, em diversos lugares, com uma personalidade única. O portfólio de Mena, que também é proprietário do estúdio Escala 011, varia de pintura em muros, canvas, objetos de decoração e mobiliários.

“O objetivo é que a arte desperte os mais diversos sentimentos humanos. Cada obra tem sua essência que considero como especial, transmitem com a cor, o amor.”

 

Uma construção de 1912 na Rua do Arouche, restaurada e com 440 m2 distribuídos em dois pavimentos, está aberta para receber novos talentos artísticos. O Espaço No Arouche surge para incentivar o trabalho autoral e fomentar a cultura no centro de São Paulo. Após passarem pelo olhar dos curadores, os artistas poderão locar os espaços por preços acessíveis e apresentar seu projeto por um final de semana. Workshops, palestras e rodas de conversa sobre temas previamente selecionados também acontecem nesses dias, aliados a programação. (adorei esta ideia)

 

A restauração da casa é assinada pelo escritório Escala 011, do arquiteto e também artista Gabriel Menezes, o Mena, e pela arquiteta Roberta Abreu. Mena diz que “o projeto foi pensado em cada detalhe, para não perder a identidade do edifício, e adaptado para receber as pessoas da melhor maneira possível. Acredito que através desse espaço, os artistas possam expor e compartilhar tudo aquilo que produzem e fazem por amor”. As paredes internas foram grafitadas pelo próprio Mena e por outros grafiteiros de São Paulo. A obra foi realizada pelo engenheiro Gustavo Belliza, da construtora G2B, que abraçou a ideia e deixou tudo como o previsto.

Para Munir e Fábio, idealizadores do “No Arouche”, com a revitalização do Largo do Arouche e a construção de diversos condomínios residenciais na região, o empreendimento se torna uma opção não só de lazer, mas principalmente um local onde se é possível experimentar o que de mais novo está sendo produzido na arte, na gastronomia, na música e nos pensamentos.

As curadoras Mariana Bonfanti e Ana Carolina Olyveira, da marca Jouer Couture, trazem seu olhar, com o apoio das também incentivadores dos pequenos e médios produtores, Claudia Kievel e Gladys Tchoport, do Jardim Secreto Fair, dentre outros. O intuito é unir forças e gerar múltiplas experiências para todos se envolverem com o espaço.

Serviço:

Data: 28/10 e 29/10

Horário: 12:00 – 19:00

Local: No Arouche – Rua do Arouche, 126 – Centro, São Paulo/SP