Projeto Muretas da Cidade conta com ação #TUnamureta

Projeto Muretas da Cidade conta com ação #TUnamureta

Quem conhece Santos sabe que as muretas são um dos principais símbolos arquitetônicos da cidade e que as muretas surgem em diversas ações inclusive culturais. Amanhã, 18 de outubro, será lançada a segunda edição do projeto Muretas da Cidade, às 18 horas, na Concha Acústica (canal 3).

Uma novidade desta edição é a participação do grupo Tumobgrafia (primeiro grupo do litoral paulista dedicado exclusivamente a fotografia mobile, ou seja, feita por dispositivos móveis como celular). Vinte e seis fotógrafos, amadores e profissionais, sendo 24 do Brasil e 2 de outros países. Os vinte seis integrantes do Tumobgrafia participam com imagens que fazem um alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas dentro da visão de cada um deles. Os 24 brasileiros interpretam o tema com cliques de celular das seguintes cidades: Santos, São Vicente, Guarujá, São Paulo (capital) e Taubaté (no interior do estado). Os dois estrangeiros que participam da ação batizada de #TUnamureta retratam as cidades de Nantou, em Taiwan; e Dakha, em Bangladesh.

O projeto “Muretas da Cidade” foi criado pelo cenógrafo e designer Mauriomar Cid e reúne técnica e sensibilidade de conhecidos artistas caiçaras, que customizam as esculturas, numa referência ao “Cow Parade”, em Nova Iorque, onde esculturas de tamanho natural de vacas, espalhadas pela cidade norte-americana recebiam pinturas, colagens, grafites de artistas consagrados.

Em Santos, na concepção do cenógrafo, as esculturas que representam a mureta da orla (um dos símbolos oficiais da cidade) são dispostas em diversos pontos do jardim das praias do município – registrado pelo Livro Guiness dos Recordes como o maior jardim de orla do mundo em extensão. A TUmobgrafia encontrou uma maneira peculiar de participar da segunda edição da mostra, propondo a produção de imagens sobre os assuntos, situações e objetos que envolvem as Mudanças Climáticas. E assim lançou a oportunidade de expor uma obra que pudesse não apenas exibir aos milhares de munícipes e turistas que transitam todos os dias pela orla de Santos a beleza e o impacto das imagens, do trabalho realizado por cada um dos fotógrafos. Mas que também revelasse o nosso alerta coletivo para os impactos que as Mudanças Climáticas podem ter em nossas vidas e nas das próximas gerações se não começarmos a ganhar consciência sobre nossa interconexão e interdependência entre nós, seres humanos, e o ambiente que nos cerca. (Gentche, o planeta é um só, estamos todos no mesmo barco, mesmo com o ser humano se achando a última bolacha do pacote e destruindo o lar de todos nós e de todas as espécieis, depois quando a naturza mostra sua fúria: ai que tragédia!, que triste!)

Com esse pensamento, o grupo criou a ação #TUnamureta e, entre as centenas de fotos publicadas com essa hashtag especial no Facebook, escolhemos 26, que foram impressas em material adesivo e utilizadas para preencher a escultura da mureta da TUmobgrafia, que ficará posicionada no jardim da praia, em uma área próxima à Fonte do Sapo, em frente ao número 97 da Avenida Bartolomeu de Gusmão.

Santos foi escolhida este ano pelo Ibama como modelo de experiências no enfrentamento das Mudanças Climáticas, por conta do progressivo aumento do nível do mar, que já começa a alarmar as autoridades. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, em Santos ele tem subido 1,2 milímetro por ano, em média, desde a década de 1940. Além disso, aumentaram o tamanho das ondas – que passaram de 1 metro em 1957 para 1,3 metro em 2002 – e a quantidade de ressacas. Lá, no maior jardim de praia do Mundo, de frente para o Atlântico que segue avançando sobre a cidade de Santos, a TUmobgrafia vai criar com a arte fotográfica uma espécie de portal para o futuro. Representando o passado recente, através das imagens capturadas pelos fotógrafos, mas promovendo uma reflexão sobre os tempos que ainda virão.

Eu sou fã do grupo Tumobgrafia e das ações incríveis que realizam com a comunidade usando algo que hoje praticamente todo mundo tem: um celular com câmera fotográfica. Desejo todo o sucesso para a #TUnamureta

EXPO MURETAS NA CIDADE

INAUGURAÇÃO: 18/10/2017 às 18 horas

LOCAL: Concha Acústica de Santos (Avenida Vicente de Carvalho (avenida da praia), 0, no Gonzaga)