Festival Gastronômico da Cerveja Artesanal em Campos do Jordão

Festival Gastronômico da Cerveja Artesanal em Campos do Jordão

Eu amo cerveja, é sem dúvida, minha bebida predileta, e quando chega outubro um monte de gente começa a divulgar “oktoberfests” em lugares sem a menor tradição para isto (como São Paulo que resolveu fazer uma festa que é verdadeira jogada de marketing sem a menor vergonha de dizer que é puro marketing) e aí recebo um release bacana de Festival Gastronômico de Cerveja Artesanal, em uma cidade do interior do estado. Isso sim merece ser difundido e vejam que não precisa da palavrinha Oktoberfest (pra mim só rola oktoberfest na Alemanha – sou louca pra conhecer a festa em cidades pequenas de lá como Brockum, onde os sogros da minha comadre moram e que faz uma linda festa segunda ela – e em Blumenau cuja festa foi criada por um motivo de solidariedade com a população da cidade que perdeu tudo em uma grande enchente. Não é marketing, é tradição, é autenticidade).

Voltando ao Festival Gastronômico de Cerveja Artesanal em Campos do Jordão: Começa agora no dia 11 de outubro, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, e termina em 12 de novembro. Um mês pra aproveitar!

O  Mercado São Bento, inaugurado em abril deste ano, já é um dos points de Campos do Jordão, no boulevard da Vila Capivari.
Reúne  o charmoso Hygge Café, o badalado Bar Vemaguet 67, o Restaurante Cantinho da Serra, especializado em grelhados e culinária da montanha,  o Empório São Bento, que oferece ótimos vinhos, queijos e salumeria, a fábrica e loja Sabor Chocolate com uma grande variedade de chocolates deliciosos e o Iceland Bar feito  100% em gelo – o primeiro no Estado de São Paulo –  que oferece muita diversão e  uma experiência incrível numa temperatura de 15 graus negativos.
O Mercado está ganhando  mais uma  novidade, a  loja das Cervejas Artesanais Caras de Malte de Campos do Jordão, com opções de cervejas únicas em aroma e sabor. São elas:  Asteróide  (Belgian Dark),  Antimatéria (Munich Helles), Buraco Negro (Brown Porter), Supernova (IPA American) e Radioativa (Vienna Lager) e Chocolate Brown Porter com nibs de Cacau, todas apresentadas em embalagem de 500 ml.
Para brindar (Cheers! Prost!) – no mês tradicional da festa da cerveja –   o Mercado São Bento e a Caras de Malte promovem –  de 11 de outubro a 12 de novembro – Festival Gastronômico da Cerveja Artesanal, quando seus bares e restaurantes oferecerão pratos especiais criados com as cervejas da marca.
Bar Vemaguet 67 – o conhecido bar, que possui outras unidades na cidade, preparou dois petiscos campeões de seu cardápio, mas com novos sabores:
– Mix de Salsichas alemães – salsichas fatiadas e saltedas na cebola ao molho de mel e mostarda e redução de Cerveja Antimatéria (Munich Helles). (já quero provar!!!)
– Iscas de Filet Mignon com cebola e tomate cereja, salteados na Cerveja Supernova (American Ipa)
Ambos acompanhados de pão de Cerveja Buraco Negro (Brown Porter).
Restaurante Cantinho da Serra – a casa tem vários ambientes  no Mercado São Bento, servindo um cardápio variado e especializado em grelhados e pratos típicos da região. Para este festival, o chefe Oswaldo Marcelo utilizou as cervejas Caras de Malte para criar uma entrada e dois pratos principais, que serão oferecidos em todos as casas da rede.
– Ceviche de Truta na redução da cerveja Nebulosa (Witbier)
– Medalhão de Mignon ao molho madeira na Cerveja Buraco Negro (Brown Porter), acompanhado de risoto de parmesão.
– Filet Suinoao Jus Lié e cerveja Radioativa (Vienna Lager), acompanhado de  ratatouille de legumes e cogumelos e risoto ao limão cravo e hortelã.
Hygge Café – especialista em doces e salgados, criou dois doces clássicos para o Festival com adição da Cerveja de Chocolate Brown Porter com Cacau Caras de Malte, resultando num sabor diferenciado e único:
– Brownie – adicionado cacau 50%, castanhas e cobertura com redução da Cerveja de Chocolate. Acompanha sorvete feito com a mesma cerveja – (eu quero já!)
– Petit Gateau – receita clássica de petit gateau com adição de cacau 50% e Cerveja de Chocolate na massa. Também acompanhado do sorvete de cerveja. (parece bom também!)
Sabor Chocolate – que possui uma linda e completa loja no Mercado São Bento, também faz parte do festival,  com o lançamento de deliciosos chocolates inspirados nas cervejas Caras de Malte, nos sabores Asteroide-Belgian Dark, Nebulosa-Wibier e Supernova-American IPA:
– Barra de Chocolate Asteróide – Belgian Dark:  chocolate belga 70% amargo com café, nibs de cacau e chocolate ao leite sabor caramelo – 40 gr.
– Barra de Chocolate Nebulosa – Witbier – chocolate branco com coentro e laranja – 40 gr.
– Barra de chocolate Supernova-American IPA – chocolate ao leite, chocolate amargo, cacau em flocos e maracujá – 40gr.
E o melhor: a novidade poderá ser encontrada em todas as lojas da rede.

Restaurante Caras de Malte –  a Microcervejaria, que fica a caminho do Horto Florestal, há poucos quilometros de Capivari, possui um restaurante com ótimas opções em seu cardápio, e também participará do Festival Gastronômico com criações do chefe de cozinha Thiago Silva, que utilizou diferentes cervejas artesanais:

Dadinhos de Tapioca com melaço de Cerveja Buraco Negro (Brow Porter).

Costelinha suina no molho barbecue e Cerveja Asteróide (Belgian Dark)

Tempurá de Truta na Cerveja Radioativa (Vienna Lager), com risoto de alho poró.

Carré de Cordeiro com pesto de hortelã, marinado na Cerveja Nebulosa (Witbier) e  acompanhado de purê de mandioquinha.

Cheesecake de Negresco com molho de frutas vermelhas e Cerveja Supernova (American Ipa).

Eu adorei a proposta do Festival e fiquei louca pra ir em Campos do Jordão provar todas estas delícias e também conhecer a microcervejaria Caras de Malte que é de Campos do Jordão.

Então se você vai no feriadão pra Serra da Mantiqueira aproveita a dica do Festival Gastronômico de Cerveja Artesanal.