Ação Setembro Vinho no Dia Mundial do Coração

Ação Setembro Vinho no Dia Mundial do Coração

Saúde é sem dúvida o mais importante em nossas vidas. Como dizem por aí: tendo saúde o resto a gente corre atrás! Você sabia que 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração? Então a data foi criada pela World Heart Federation com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de prevenir as doenças relacionadas ao coração.

Para celebrar a data, o projeto Setembro Vinho disponibilizará um consultório móvel com profissionais de saúde a partir das 10 horas no hall de entrada do Shopping Center 3 na Avenida Paulista, em São Paulo.

A iniciativa é uma parceria do Instituto Horas da Vida e a Wine.com.br para avaliar os fatores de risco que levam aos problemas cardíacos. O consultório móvel Setembro Vinho será ocupado por dois cardiologistas, um nutricionista, um enfermeiro, um técnico e um assistente de enfermagem.

Gratuita a ação é voltada para maiores de 18 anos e contará com testes de aferição do colesterol, glicemia e pressão arterial. O público presente receberá ainda orientações a respeito do Índice de Massa Corpórea (IMC), obesidade, estresse, diabetes, tabagismo e outros fatores de risco.

Com base no check up preliminar, os médicos encaminharão os casos que apresentam maior risco a uma consulta completa posterior com direito a exame de sangue em laboratório para verificação de taxas de colesterol total e frações. A expectativa é atender cerca de 150 pessoas.

A ação está vinculada ao trabalho promovido pelo Instituto Horas da Vida, na qual médicos voluntários atendem gratuitamente pacientes vinculados a ONGS cadastradas que estão na fila para consultas na rede pública de saúde.

 

Para o fundador do Instituto Horas da Vida, João Paulo Ribeiro, que também é médico, a iniciativa é de suma importância para a comunidade. “Nossa meta é que as pessoas tomem consciência da importância da prevenção e façam do acompanhamento médico parte da rotina. Sabemos que nem todos têm acesso fácil aos tratamentos de saúde com qualidade. Para isso, o Horas da Vida trabalha para que a população que depende do serviço público possa ter o atendimento e o cuidado necessário por meio das ONGs cadastradas”, afirma.

 

Ana Norato, gerente de marketing da Wine.com.br, idealizadora do projeto, acredita que a saúde do coração também está ligada a momentos de felicidade que temos. ( Onde eu assino? Penso da mesma forma, a boa saúde está ligada a felicidade que sentimos. E sigo com a filosofia de vida de minha avó materna que dizia: coma e beba o que quiser com moderação. Tudo em excesso é veneno).

“Acreditamos que os momentos de confraternização, ao lado dos familiares e amigos, como jantares, reuniões e festas contribuem para o relaxamento e redução de estresse e consequentemente ao bom funcionamento do coração”, comenta.

 

Só em São Paulo, mais de 750 mil pessoas estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), para diversas especialidades. Pensando nisso, a ação Setembro Vinho veio para colaborar com a saúde de comunidades carentes, fortalecendo a cultura de saúde e qualidade de vida; diminuindo assim, os índices de problemas de saúde relacionados às doenças cardíacas.

Doenças do coração

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a 2016, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Todo ano, cerca de 17,5 milhões de pessoas falecem em consequência de problemas no coração, número equivalente a 31% do total anual de óbitos.

 

Ainda de acordo com a OMS, desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças coronarianas e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).  Entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares estão a má alimentação, sedentarismo, tabagismo e predisposição genética. Por ser muito frequente em pessoas com mais de 50 anos, há necessidade de acompanhamento médico.

 

SOBRE O HORAS DA VIDA

Criado em dezembro de 2012, pelo Doutor João Paulo Ribeiro e Rubem Ariano, o Instituto Horas da Vida nasceu como uma solução para que, de maneira organizada, mais pessoas tivessem acesso à saúde.  Nele, médicos e profissionais da saúde atendem voluntariamente pessoas assistidas por instituições com trabalho social reconhecido como: APAE DE SÃO PAULO, ASA – Associação Santo Agostinho, Educafro, Lar Sírio, Associação Beneficente da Santa Fé, Compassiva, Associação Paulista de Medicina (APM), Instituto Noos e Playng For Change em Curitiba. Mais informações em: www.horasdavida.org.br

SOBRE A WINE.COM.BR

Wine.com.br nasceu com a missão de democratizar e descomplicar o mundo do vinho no Brasil, oferecendo uma seleção variada, com rótulos para todos os momentos. A maior loja de vinhos da América Latina, fundou em 2010 o ClubeW – um dos pioneiros no mercado de assinaturas – que conta com mais de 140 mil sócios e foi eleito em 2017 o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards. Hoje, a Wine.com.br, além da loja online de vinhos para o consumidor final e do ClubeW, administra a Wbeer, a Wine Eventos e a Wine2B. Resultado da paixão e comprometimento do time, atualmente a Wine.com.br é considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do país, segundo o levantamento da DOM Strategy Partners.

 

Serviço:

Evento: Setembro Vinho
Quando: 29/09 (sexta-feira)
Local: Center 3 – Avenida Paulista, 2.064
Horário: das 10h00 às 16h00
Serviço Gratuito

Adorei a ação! Parabéns a Wine.com.br, ao Instituto Horas da Vida e ao Shopping Center 3 pela iniciativa. Com saúde a gente não brinca!