Congresso Internacional de Nutrição Funcional no Centro de Convenções Frei Caneca

Congresso Internacional de Nutrição Funcional no Centro de Convenções Frei Caneca

Nutrição hoje é assunto mega sério e que ajuda na qualidade de vida, bem-estar e saúde. E começou hoje, 14 de setembro, e vai até sábado 16 de setembro, acontece mais uma edição do Congresso Internacional de Nutrição no Centro de Convenções Frei Caneca. Este ano não conseguirei participar, mas, já fui em várias edições e acho incrível.

O evento reúne nesta edição cerca de 65 expositores, trazendo informações e produtos que fortalecem a Nutrição Funcional e a Culinária Sustentável, abordando o tema: “Novas Perspectivas da Nutrição Funcional: Alimentando um Futuro Sustentável”. (amei este tema!)
A Nutrição Funcional está aplicando as Diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira na trilha das diretrizes da ONU para os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, em sinergia com as estratégias da OMSA partir dessas estratégias, foi criado o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde, elogiado e copiado por vários países no mundo todo.

A Dra. Valéria Paschoal, diretora do evento, enfatiza: “A Nutrição Funcional está trabalhando para cumprir todas as diretrizes do Guia. Chamo atenção, por exemplo, para o trabalho que a VP vem desenvolvendo em parceria com a CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura (www.csa.org.br), onde são criadas condições sustentáveis para o produtor desenvolver uma agricultura limpa e comercialmente justa, aproximando o consumidor deste produtor, reduzindo a produção de alimentos que tenham impacto negativo na natureza, respeitando o Guia, coordenado pelo Prof. Carlos Augusto Monteiro.”


Nutrição Esportiva

Entre os trabalhos que serão apresentados no Congresso de Nutrição Esportiva Funcional o destaque vai para o Chile, com a apresentação da Nutricionista Natália Gracia sobre Nutrição Vegetariana para atletas de alto rendimento do Chile. Vegana, Gracia integra um grupo de sete nutricionistas da Universidad Mayor, do Chile, com experiência de vários anos em nutrição esportiva vegana para atletas. Todas as equipes de treinamento esportivo do Chile passam pela Universidad Mayor e por esse grupo de nutrição.
Espaço Culinário

O Auditório será palco do “Espaço Culinário”, onde serão realizadas as Oficinas de Culinária Orgânica e Funcional, pautadas pela sustentabilidade alinhadas à nutrição e sabor. Participam das Oficinas profissionais da gastronomia como: Renato Caleffi, Lidiane Barbosa, Paula Martins, Conceição Trucon, Rodrigo Trovarelli, Gilberto Basseto Jr, Daniel Francisco de Assis, Guilherme Reis e as nutricionistas Joana D’arc Pereira Mura, Valéria Paschoal, Elisa Jackix, Gilberti Hubscher, Clara Miranda, Ana Vládia Bandeira, Nayara Massunaga, Natália Marques, Sheila Mustafá, Lenita Salgado, Fernanda Serpa, Renata Alves e Paloma Tusset.

Confira abaixo os temas apresentados: 

  • Alimentos alcalinizantes na prática
  • Gastronomia funcional no esporte
  • VP & Pesquisa: apresentação das análises inéditas da banana verde: como utilizar na culinária
  • Probióticos & técnica dietética: Kefir, kombucha e chucrute.
  • Como as PANC podem reduzir os riscos de mal de Parkinson e Alzheimer
  • Técnicas dietéticas para otimizar compostos bioativos
  • Preparações culinárias sem glúten e suas aplicações na oncologia
  • Gorduras que desinflamam
  • Desvendando mitos e benefícios dos diferentes tipos de sal
  • Como equilibrar o sono pela alimentação noturna à base de PANC
  • Preparações culinárias com grãos e cereais que contribuem para a modulação da carga glicêmica
  • Uso de PANC para potencializar o sistema de destoxificação
  • Como aliar a prática culinária com a saúde estética: o papel das flores comestíveis

 
Coaching: The Adventure of change – com a Dra. Margaret Moore (EUA) – Programação:

  • Dia 13/9 – antes do Congresso – Curso fechado de 4 horas para 130 profissionais de saúde: The Transformation of Educator to Coach)
  • Dia 14/9, na Sala de Nutrição Clínica Funcional – das 18hs às 18h45
  • Dia 15/9 na Sala de Nutrição Esportiva Funcional – das 8h30 às 9h20

A pesquisadora americana apresentará aos profissionais, durante os cursos, ferramentas e estratégias que motivem a pessoa a promover mudanças. A abordagem será o centro da Teia da Nutrição Funcional, nos aspectos emocionais, sociais e espirituais. “Não dá mais para o nutricionista cuidar da área de alimentação prescrevendo planos alimentares, sem as ferramentas para que a pessoa consiga ter o engajamento de mudança. Atuamos muito no aspecto da orientação cognitiva; temos agora que atuar na parte motivacional da mudança. O nutricionista deve se empoderar de ferramentas para motivar o paciente a aderir ao plano alimentar e às mudanças necessárias para ele ter melhor qualidade de vida”, enfatiza a Dra. Valéria Paschoal.

Adriana Naves, Gerente Comercial da VP , realizadora da 13ª edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, fala de mais esta parceria com o Centro de Convenções Frei Caneca: “Nossa expectativa é que seja uma experiência única, tanto para os nossos congressistas quanto para as empresas expositoras, que eles possam contar com todos os serviços que o Centro Comercial que o  Frei Cancea oferece, como lojas, bares, restaurantes, seviços de costura, supermercados, serviços de bancos, enfim ter tudo que precisam num único lugar” finaliza .