Santos Jazz Festival 2017 comemora os 100 anos do estilo musical

Santos Jazz Festival 2017 comemora os 100 anos do estilo musical

Santos recebe entre os dias 27 e 30 de julho mais uma edição do Santos Jazz Festival – evento que começou a ser realizado em 2012. A edição 2017 homenageia os cem anos das primeiras gravações de jazz realizadas pelo quinteto Original Dixieland Jazz Band e também reverencia o nascimento de 100 anos de alguns ícones do estilo musical como Ella Fitzgerald, com sua linda voz, chamada de “Primeira Dama da Canção”, Thelonious Monk, pianista e compositor excêntrico, autor de “Round Midnight”, e de Dizzy Guilespie, o trompetista das bochechas colossais.

Há os que acreditem que jazz é um idioma universal, uma música sem preconceitos,por isso, esta sexta edição do Santos Jazz Festival, vai explorar toda essa pluralidade de gêneros. Ah, todos os shows são gratuitos!

E a festa da boa música começa com uma Homenagem às Mulheres, um tributo ao centenário de Ella Fitzgerald. Muitas outras divas marcarão presença nos palcos do Festival, como Blubell, revelação da cena jazzística de São Paulo, acompanhada de seu quarteto. As Divazz, que farão uma homenagem às grandes divas, blues & soul. Teremos também Rosa Marya, famosa por suas belas interpretações de Summertime e California Dreaming . Dolores in Blues traz para Santos as belas canções da primeira mulher a participar do grupo, o dos autores de letra e música, a sensível Dolores Duran, entre outras intérpretes.

Mais não para por aí: o Santos Jazz 2017 empunha também a bandeira pela diversidade de gêneros – trazendo músicos que representem a luta contra qualquer tipo de preconceito, seja de gênero sexual, racial ou social. Convidamos dois ícones na defesa do direito de todos serem o que querem ser: Liniker & Os Caramelows e Ellen Oléria.

Outra inovação é o palco: Arcos do Valongo, onde serão realizados todos os shows, menos o da abertura que será no Teatro do Sesc.

Nesse espaço também teremos espaço gastronômico, bazar criativo, espaço kids, espaço maker “faça você mesmo seu instrumento”, entre várias atividades que atenderão crianças, jovens, famílias e, claro, amantes da boa música.

Uma das parcerias do Santos Jazz Festival é com o grupo santista de mobgrafia (fotografia feita pelo celular) Tumobgrafia que trará a ação #tunosantosjazz que terá o “visões internas” com 15 membros selecionados no grupo Tumobgrafia no Facebook https://www.facebook.com/groups/tumobgrafia/ que terão acesso aos bastidores do evento além de todos os membros do grupo que quiserem postar suas fotos com a hashtag #tunosantosjazz

A programação completa do Santos Jazz Festival 2017 pode ser conferida no https://www.santosjazzfestival.com.br/2017