Inspiramais inverno 2018: por mais leveza

Aconteceu em São Paulo nos dias 3 e 4 de julho mais uma edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes que apresentou as tendências para o inverno 2018 e um preview para o verão 2019. E eu fui conferir as novidades no dia 4 de julho. O Inspiramais é um evento que gosto bastante pelo conceito e por realmente trazer inspirações não apenas para o setor coureiro-calçadista e para a moda, mas também para todas as áreas criativas.

Espaço dos fast talks do Inspiramais

O tema escolhido para esta edição foi a Leveza – (algo que tem tudo a ver comigo, que sempre quis ser leve na vida, em levar uma vida com leveza na alma e nas ações) – e como conta Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, a escolha do tema foi baseada na urgência de novas atitudes e de um novo tempo, que pede leveza.  Walter ressaltou o tema em toda a pesquisa inverno 2018, que destaca em seu discurso a máxima do filósofo francês Paul Valéry, “é preciso ser leve como o pássaro, e não como a pluma”.

Além de apresentar novidades em componentes, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis na estação, o Inspiramais antecipou, também, para seus visitantes referências para o Verão 2019 por meio dos projetos Preview do Couro, Referências Brasileiras e + Estampa.

 

 

Look em tressê da Britânnia Têxtil

 

LEVEZA | INVERNO 2018 | Conexão Inspiramais – Durante o Inspiramais, o público conheceu o resultado final do intenso trabalho de pesquisa do Conexão Inspiramais, orientado pelo coordenador do Núcleo de Design da Assintecal Walter Rodrigues e seus consultores  para a produção de uma moda com identidade brasileira. A pesquisa, que foi elaborada ao longo de um ano, foi disseminada por todas as regiões do Brasil por meio das consultorias, através de palestras por 20 polos produtivos de calçados e confecções e por um polo varejista.

RESISTÊNCIA | Verão 2019

O PREVIEW DO COURO antecipou o Verão 2019 por meio da exposição de peles inovadoras. Sob a coordenação de Marnei Carminatti, do Núcleo de Design da Assintecal, os curtumes receberam orientação e desenvolveram as peles para o projeto que estará exposto no Inspiramais. O projeto é realizado pelo CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) com apoio dos projetos Brazilian Leather e By Brasil Components and Chemicals.

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS é um projeto que incentiva a criação de produtos com um olhar sobre as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais como música, danças, festas folclóricas, comidas, arquitetura, mobiliário, natureza, origens étnicas e artesanato. Para o Verão 2019 o projeto apresenta releituras trazidas dos brincantes do Bumba Meu Boi, os Caboclos de Fita, Rajados, Caboclos Reais, Vaqueiros de Cordão e Caboclos de Pena. O projeto é coordenado pelo Designer Jefferson de Assis e o resultado é o desenvolvimento de produtos coletados por meio de pesquisas bibliográficas e presenciais e puderam ser conhecidos durante sua exposição no Inspiramais.

+ ESTAMPA, destacou o resultado de estamparia exclusiva desenvolvida pelos estúdios Estudio Capim, Estudio Icertain, Dash Studio, Oficina Lamparina, Estudio Graphique, Textrend, Studio Aurum Brasil, Studio Soul, Brand Têxtil, Niu Studio, Servam Stampa Studio e Digitale Têxtil. O projeto busca desenvolver estampas autênticas, inspiradas na diversidade da cultura brasileira, incentivando a redução da cópia e do consumo de estampas importadas nos setores do vestuário, além de oferecer oportunidades para o crescimento de novos designers.

INOVAMAIS realizou nesta edição fast talks com grandes nomes do segmento têxtil, de confecção, calçadista e de componentes que são destaque em inovação; além de Rodadas de Inovação, que aproximou indústria universidades e ICTs em busca de inovação de produtos e processos; além do inédito Corredor de Inovação, espaço que teve a curadoria de Jefferson de Assis e agregou expositores que apostaram na inovação para o desenvolvimento de seus produtos.

Green Nation Collection

Eu assisti a um incrível talk com Geni Rodio Ribeiro (uma super profissional da indústria têxtil e de moda e de extremo bom senso), Marcos Didonet, mentor e diretor do Green Nation Collection e o estilista João Pimenta que faz parte do projeto do Green Nation Collection e criou dois looks que estavam expostos no Inspiramais (desenvolvidos por algodão reciclado e algodão colorido). A marca Green Nation Collection é um negócio social do movimento Green Nation e tem a proposta de repensar a indústria da moda a partir de uma nova geração de consumidores que valorizam a sustentabilidade em todos seus aspectos. O site da marca é www.gncmodasustentavel.com.br (darei uma outra matéria só sobre o Green Nation, mas não podia deixar passar em branco a participação deles no evento).

Parabéns a Walter Rodrigues e toda equipe que pensa, planeja e organiza um evento tão bacana como o Inspiramais.