Semana de Alta Costura de Paris - Lançamento Swarovski e Iris Van Herpen

Semana de Alta Costura de Paris – Lançamento Swarovski e Iris Van Herpen

Começou domingo e acontece até quinta-feira, 06 de julho, a Semana de Alta Costura de Paris. O evento vem ganhando visibilidade cada vez maior talvez pelo contraponto com o prêt à porter ou ready to wear (o pronto para usar, cujas semanas de moda são cultuadíssimas all around the world) que tem se mostrado um mercado já saturado que precisa se reinventar.

Ontem, dia 3 de julho, durante a semana de Alta Costura de Paris, aconteceu o lançamento oficial da nova coleção de cristais Swarovski – Designer Edition by Iris Van Herpen. (Ah, cristais Swarovski, que mulher não é apaixonada por eles?)

O evento marcou também o aniversário de 10 anos do atelier da estilista holandesa, que apresentou a colaboração com Swarovski por meio de peças apresentadas como parte de seu desfile, intitulado Aeriform e, mais tarde, mais criações foram reveladas em recepção no Hôtel d’Évreux para convidados.

Um dos looks do desfile de Iris Van Herpen na Semana de Alta Costura de Paris

Iris Van Herpen une o trabalho artesanal com a tecnologia digital. Iris conquistou reconhecimento internacional pelas suas coleções ousadas e conceituais cheias de originalidade. Sua essência é expressar o caráter e as emoções de uma mulher e ampliar detalhadamente a forma do corpo feminino. Ela mistura artesanato – usando técnicas antigas e esquecidas – com inovação e materiais inspirados no futuro e trabalha em colaboração com artistas e cientistas, de forma interdisciplinar.

“Para mim, a moda é uma expressão de arte que está muito relacionada a mim e ao meu corpo. Eu vejo isso como minha expressão de identidade combinada com desejo, humor e ambiente cultural. Em todo o meu trabalho, tento deixar claro que a moda é uma expressão artística, mostrando e vestindo arte e não apenas uma ferramenta funcional e desprovida de conteúdo ou comercial. Com o meu trabalho, pretendo mostrar que a moda certamente pode ter um valor agregado para o mundo”.

Iris Van Herpen

 

Desfile de Iris Van Herpen na Semana de Alta Costura de Paris

O evento contou com a presença ilustre de diversos VIP’s e celebridades do mundo da moda e do design de joias, como: Suzy Menkes (editora internacional da Vogue, britânica por quem eu, Suzana, tenho grande admiração, e sem dúvida uma das jornalistas de moda mais conhecida do mundo), Daphne Guinness, Philippe Ferrandis, On Aura Tout Vu, Saskia Diez e Shourouk. A modelo Coco Rocha vestiu peças do Atelier Swarovski e vestido de Iris Van Herpen na ocasião. Como representantes da Swarovski, estiveram presentes o Vice Presidente Executivo da marca, Taro Nordheider, e o Diretor de Direção Criativa e Design Network da Swarovski Professional, Ute Schumacher.

A lendária jornalista de moda Suzi Menkes. E eu sou fã de carteirinha dela.

A estilista, que participa do Swarovski Collective desde 2015, apresenta agora, depois de uma longa curadoria realizada conjuntamente com os experts austríacos da Swarovski, uma nova coleção de cristais que promete encantar o mundo.

Desfile

Desfile de Iris Van Herpen

Desfile de Iris Van Herpen

O resultado dessa parceria são os cortes de cristal apresentados ontem em Paris, são chamados Growing Crystal, retângulos com multicamadas de complexidade e 3D Studs, uma série de parafusos metálicos com cristais em diferentes alturas que cria uma topografia 3D inovadora e dinâmica às superfícies que ele é aplicado. A estilista, que também é dançarina de ballet, levou como inspiração para a criação da coleção o movimento, a partir de sua paixão pela dança e por coreografias.

Os cristais Swarovski – Designer Edition by Iris Van Herpen, serão lançados no Brasil no segundo semestre deste ano. (já fiquei super curiosa para ver a coleção)!