O meu lado homem, um cabaret D'escárnio estreia sexta-feira em SP

O meu lado homem, um cabaret D’escárnio estreia sexta-feira em SP

Nesta sexta-feira 07 de julho estreia o espetáculo “O meu lado homem, um Cabaret D’ escárnio” no teatro Popular João Caetano, em São Paulo. Fica em cartaz até 30 de julho: sextas e sábados às 21 horas e domingos às 19 horas.

Espetáculo musical inspirado na obra obscena “Cartas de um Sedutor” da premiada escritora Hilda Hilst. Sápata Magáli (Luís Mármora), personagem de sexo indefinido, é apresentadora de um cabaré mínimo. Acompanhada pelos músicos Lincoln Antonio (Piano e Violão) e Simone Julian (Sopros), relembra fatos de sua vida, canta e permite à platéia um passeio pelo seu coração. A temporada contará ainda com um artista convidado a cada noite, que será a inspiração dos sonhos de Sápata.

HILDA HILST foi poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Hilda escreveu por quase cinquenta anos, tendo sido agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil. Assuntos tidos como socialmente controversos foram temas abordados pela autora em suas obras. No entanto, conforme ela mesma confessou em uma entrevista, seu trabalho sempre buscou, essencialmente, retratar a difícil relação entre Deus e o Homem. Em Cartas de um Sedutor, ela segue o modelo do romance libertino do século XVIII e submete-o a procedimentos experimentais, fazendo dele o coroamento das suas obras obscenas. Nelas, a pornografia está pensada como um lugar de resistência da imaginação auto-criadora.

Para que Sápata Magáli, revele à platéia suas memórias – inventadas ou não – o espaço da encenação remete a um bar, misto de boate e cabaré. Abajur à meia-luz, um pequeno palco e uma ribalta ordinária. Ao fundo, uma cortina. Acompanhada pelos músicos que interagem constantemente com a narrativa, a protagonista canta um repertório musical variado de forte apelo popular. Clássicos como Natural Woman e Bastidores, misturam-se a composições de Rafael Castro, Luiz Gayotto e Cristiano Gouveia. Um repertório fortemente comprometido com o imaginário de Sápata Magáli, e, principalmente, com a poética de Hilda Hilst. Além disso, a presente temporada contará com  participações especiais de diferentes artistas a cada noite, entre eles: Georgette Fadel, Gero Camilo e Marat Descartes. Ao incorporar o simbolismo de um ambiente artístico decadente, outrora criativo, mas que ainda conserva um certo glamour, a encenação busca traçar paralelos com a ênfase que a autora dá à criação literária. Se no romance a personagem principal é um escritor-mendigo, no espetáculo ela é Sápata Magáli, no alto de seus sessenta e tantos anos, com experiência real do submundo, da poesia e da marginalidade.

Ficha Técnica: 

O MEU LADO HOMEM, UM CABARÉ D’ESCÁRNIO (ACÚSTICO)

 Texto: Hilda Hilst (Cartas de um Sedutor)

Concepção e Atuação: Luís Mármora

Direção Musical: Luiz Gayotto

Direção Artística: Marcelo Romagnoli

Músicos: Lincoln Antonio, Simone Julian, Luiz Gayotto e Ana Eliza Colomar

Roteiro: Luís Mármora, Luiz Gayotto e Marcelo Romagnoli

Cenografia: Rafael Bicudo

Assistência de Cenografia, Montagem e Operação de Luz: José Fernando Sousa

Figurino: Marichilene Artisevskis

Projeto Gráfico: Artefactos Bascos

Assessoria de Imprensa: Luiz Fernando Almeida

Produção e Realização: Marmorhaus Produções Culturais

 

Participações Onírico-Estelares de: Georgette Fadel 7/7, Gero Camilo 8 e 9/7, Mawusi Tulani 14/7, Jonathan Silva 15 e 16/7, Letícia Coura 21 e 28/7, Marat Descartes 22 e 23/7, Ana Luiza 29/7 e Danilo Grangheia 30/7

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 65 minutos

TEATRO POPULAR JOÃO CAETANO

Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo – S.P.

Telefone (11) 5573-3774

Ingressos a R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia-entrada