Guerreiros sem armas reúne jovens de diversos países na Baixada Santista

Guerreiros sem armas reúne jovens de diversos países na Baixada Santista

Este é um daqueles posts que dá vontade de escrever por falar de ações efetivas para transformar o mundo. E eu super acredito que envolver a juventude em processos transformadores é o caminho.

Começou hoje, 03 de julho e vai até 03 de agosto, o programa Guerreiros sem Armas realizado pelo Instituto Elos e que nesta 10ª edição conta com apoio de s ADM, Porto de Santos-CODESP, Caixa Econômica Federal, Brazil Foundation em parceria com a Fundação Affonso Brandrão Wennel e apoio da Mãe Terra, Santa Casa de Misericórdia de Santos, Prefeitura de Santos, Prefeitura de São Vicente e Agência Brasileira de Cooperação.

GSA 2014

 

A experiência propõe transformação pessoal e territorial e grande parte das atividades são realizadas em 3 comunidades da Baixada Santista. Eles aprenderão, na prática, a mobilizar pessoas e realizar ações em diferentes contextos. Nos últimos 18 anos, o Elos formou 450 jovens de 43 países diferentes (esse ano o número chega a 50), que atuaram em parceria com 24 comunidades na Baixada Santista.

GSA 2014

 

Os participantes de todas as edições do programa Guerreiros Sem Armas fazem parte de uma rede mundial de jovens empreendedores sociais que atuam localmente para construir o melhor mundo. Como ações consolidadas, temos o Oasis Sampa, o Oasis BH, o movimento Oasis Caribe, o GSA Madrid, movimento de Guerreiros na Índia, entre outras experiências de longo prazo que envolvem culinária, permacultura, arte, cultura, entre vários outros talentos. Realizado desde 1999, o Guerreiros Sem Armas (www.institutoelos.org/gsa) oferece uma experiência profunda de transformação com várias etapas de aprendizado, a partir de uma série de instrumentos que facilitam o trabalho em comunidade.

GSA 2012 Credit: Paulo Pereira

Por meio do programa, jovens têm contato com tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo, em especial a Filosofia Elos e o Jogo Oasis. A etapa vivencial conta com 290 horas de formação em 3 comunidades da Baixada Santista com uma equipe experiente de facilitadores e consultores. Além dos 60 participantes na formação, o programa acolhe cerca de 500 pessoas ao longo de todo o processo: são moradores das comunidades, representantes do poder público, do comércio local, de universidades, escolas e muita gente que participa espontaneamente do processo.

GSA 2015

No GSA o jovem faz parte de uma jornada de aprendizados e desafios além da etapa vivencial na comunidade. Participa de palestras temáticas, oficinas, atividades vivenciais ministrados por vários tipos de lideranças, a exemplo de jogos das tradições indígenas, danças circulares, entre outras experiências. Depois de uma experiência tão intensa, a maioria dos jovens volta a suas cidades e países disposta a empreender ações e projetos.

Eles recebem acompanhamento durante 6 meses através de encontros virtuais e discussão de projetos, com o intuito de formar uma comunidade de atuação em escala global.

GSA 2011 – foto de Isabela Carrari

Saiba mais sobre as etapas do Guerreiros Sem Armas 2017

A jornada do Guerreiros Sem Armas começa com o Caminho do Sim

O Guerreiros Sem Armas é um programa para quem quer se colocar em movimento já, por isso, a jornada começa no processo de seleção, o Caminho do Sim, que dura 18 dias. O jovem é convidado a se colocar em movimento, realizando ações coletivas no mundo real e relatando no ambiente virtual as soluções para questões que lhe são apresentadas. Para esta edição tivemos 4 rodadas, 944 inscritos de 57 países. Completaram o jogo 222 participantes, que realizaram 244 ações, que impactaram 30.336 pessoas ao redor do mundo.

GSA 2012 – Credit:Julia Toro_Milagre

O segundo passo é o Jogo da Abundância, um treinamento de captação

Os selecionados recebem um treinamento de captação de recursos chamado Jogo da Abundância, para conseguirem levantar os fundos necessários para pagar a vivência, passagens, e hospedagem. Na última edição tivemos 31 pessoas que jogaram o jogo e arrecadaram um total de R$ 159.700,00, Além disso, dez participantes receberam bolsas integrais, oito pessoas tiveram bolsas parciais e onze pagaram os custos totais. Por iniciativa própria, os Guerreiros fizeram um processo de captação coletiva que somou mais um total de R$ 72.197,26. A terceira parte é a vivência de 32 dias A vivência de 32 dias é um dos momentos mais importantes da Jornada dos Guerreiros, porque proporciona a experiência de viver e atuar em comunidade – tanto a comunidade formada pelos jovens juntamente à equipe Elos, que se torna a base de amizade e confiança para a formação da Rede Global; bem como as três comunidades parceiras, para onde os grupos vão quase diariamente.

Diferentemente de outros cursos, o participante aprende fazendo, uma das características mais fortes do GSA. A experiência com as comunidades é construída de maneira genuína, já que elas não são preparadas previamente. A grande chave de mudança na atuação de todos é que ninguém vai lá resolver os problemas locais e sim, descobrir os sonhos coletivos que vão estimular a construção de novas relações entre as pessoas e os lugares.

O convite é para colocarem a mão na massa, para que estes sonhos se tornem reais, procurando sempre a melhor versão de cada um. Após a conquista destes primeiros passos, há ainda um novo momento para sonhar, planejar e colocar em prática objetivos ainda maiores.

Quarto passo: acompanhamento de 6 meses

Em 2014, o Elos iniciou um projeto piloto de acompanhamento de 6 meses com todos os participantes, divididos em três grupos de interesse. Nesta edição vamos ter a realização de encontros virtuais coletivos, roteiros de estudo e ação, fórum de discussões e acompanhamentos de projetos.

Thanks a toda equipe do Instituto Elos por realizar um programa tão bacana e em especial ao Ricardo Oliveros.