Gauchada em Santos na Expo Gaúcha

Gauchada em Santos na Expo Gaúcha

Começou ontem e vai até o próximo final de semana, 25 de junho, mais uma edição da Expo Gaúcha, no Mendes Convention Center, em Santos. A feira conta com atrações culturais, gastronômicas e artesanais. São mais de 80 expositores com produtos tradicionais da região do Sul do país como queijos, vinhos, salames, erva-mate, moda couro e artesanato.

Um dos destaques desta edição é a Casa do Gaúcho com a Roda de Chimarão, onde os visitantes podem degustar, aprender a fazer um legitimo mate e entender um pouco mais sobre a bebida típica dos gaúchos.

 O público poder tirar gratuitamente uma foto com trajes típicos no estúdio temático gaúcho que está montado no evento e compartilhar com os amigos através das redes sociais.

 Tem também a exposição fotográfica  Eu sou do Sul, é só olhar pra ver” é o mais novo trabalho autoral do fotógrafo Antenor Tatsch Junior, que revela com suas lentes as peculiaridades do tradicionalismo Rio-Grandense   nas   suas mais diversas formas de contato com a cultura gaúcha. Nas imagens, cenas dos peões com suas pilchas, prendas com seus vestidos rodados e coloridos, churrasco, chimarrão, rodeios artísticos e culturais, o manejo e o carinho no trato dos animais nas cavalgadas, carreteadas e tiros de laço.

 E as delicias do sul não podem faltar como a Cuca ,produzidas por descendentes de alemães há mais de 10 anos, as deliciosas cucas fizeram tanto sucesso nas últimas edições da Expo Gaúcha, “Além das cucas doces e salgadas feitas diariamente, produzimos pães, biscoitos caseiros, vários tipos de doces, geleias, chimias”, diz Regina Schneider, expositora.

Os Queijos, salames e vinhos , Chocolates de Gramado, Moda Couro e muito mais.

 Além de todas essas atrações, os visitantes  não podem esquecer de saborear o tradicional churrasco gaúcho, à moda fogo de chão, com cortes bovinos e ovinos, com opções de acompanhamentos como mandioca, arroz de carreteiro e feijão tropeiro. Podem ver e degustar também o porco no rolete, uma iguaria típica do Sul e muito apreciada em todo o Brasil.

Grupo de danças GAÚCHAS – Este ano, quem anima a Feira com relação às danças gaúchas é o grupo de danças gaúchas , que traz em seu repertório danças tradicionais como Balaio, Tatu de Castanhola, Maçanico, Xote de Carreirinha, Rancheira de Carreirinha, Dança dos Facões, Chula, entre outras.

Grupo de danças ALEMÃS – Também vai acontecer no Mendes Convention Center, no 1º fim de semana (16 a 18/06), uma tradicional “Festdeutsch” (festa alemã) com o Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling, com danças e músicas típicas alemãs e o tradicional Concurso de Chopp em Metro e Concurso em chopp em dúzia; Wettbewerb gezapftes in zwolf e o Concurso de chopp rápido: wettbeweb, schnelles Gezapftes;

A feira funciona de segunda à sexta-feira, das 16h às 23h, e nos sábados e domingos, das 12h às 23h. Os ingressos custam R$ 6,00.

Serviço: Expo Gaúcha  Santos

De: 16 a 25 de Junho

Local:  Mendes Convention Center ( Av.Gen Francisco Glicério,206)

Hora: segunda a sexta-feira, das 16h às 23h / sábados e domingos, das 12h às 23h

Valor do ingresso R$ 6

Menores de 10 anos não pagam

Informações: https://www.facebook.com/expogauchasantos

                        Instagram: expogauchasp