Viagem Literária para crianças e jovens na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Viagem Literária para crianças e jovens na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Eu amo ler e super acredito na importância de incentivarmos a leitura entre crianças e jovens. A leitura é uma grande viagem que nos permite conhecer o mundo inteiro em aventuras que instigam a imaginação e criatividade. Poder conversar com autores é uma experiência muito bacana e que pode inspirar novos autores a se descobrirem.

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de junho, as bibliotecas de Ilha Comprida, Itanhaém, Praia Grande e Cubatão recebem o módulo infantojuvenil do Viagem Literária, programa do Governo do Estado de São Paulo que leva uma intensa programação cultural para bibliotecas municipais de todo o estado. As cidades irão receber um bate-papo com o consagrado escritor André Vianco, especializada em literatura de terror e fantasia. As atividades ocorrem às 14h00 nas bibliotecas Romeu Cabeça (Ilha Comprida), Poeta Paulo Bonfim (Itanhaém), Porto do Saber (Praia Grande) e Prof. João Rangel Simões (Cubatão).

André Vianco é romancista e roteirista especializado em literatura de terror, sobrenatural, de baixa fantasia e vampiresca. Seu romance de estreia O Senhor da Chuva foi lançado em 1998. No ano seguinte, alcançou a fama fazendo sucesso de público e crítica com o romance Os Sete, que deu origem a Sétimo (2002), aos thrillers sobrenaturais A Casa e Sementes de Gelo, entre outras obras. Ele formou uma legião de fãs e leitores, sendo um dos escritores mais vendidos, conhecidos e lidos do Brasil.

A programação do Viagem Literária, que completa 10 anos em 2017, não para por aí: em agosto, as bibliotecas receberão bate-papos com escritores de literatura voltada para o público adulto. A programação se encerra com o módulo de escrita criativa, a ser realizado entre setembro e dezembro. As atividades podem ser acompanhadas no site www.viagemliteraria.org.br ou pelas redes sociais da Secretaria da Cultura do Estado.

 

Serviço:

Viagem Literária na Baixada Santista e Vale do Ribeira

 

Ilha Comprida

Bate-papo com André Vianco

Data: 5 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Romeu Cabeça

Endereço: Avenida São Paulo, 1000 – Balneário Adriana – Ilha Comprida

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Itanhaém

Bate-papo com André Vianco

Data: 6 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Poeta Paulo Bonfim

Endereço: Rua Cunha Moreira, 71 – Centro – Itanhaém/SP

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Praia Grande

Bate-papo com André Vianco

Data: 7 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Porto do Saber

Endereço: Av. São Paulo, 900 – Praia Grande/SP

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Cubatão

Bate-papo com André Vianco

Data: 8 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Prof. João Rangel Simões

Endereço: Av. 9 de abril, 1977 – Centro – Cubatão/SP

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Sobre o Viagem Literária

Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e já foi prestigiado por mais de 285 mil participantes, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária.

 

Já participaram das atividades nomes como Marcia Tiburi, Raphael Draccon, Ilan Brenman, Carla Caruso, Marcelino Freire, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Daniela Arbex e Ignácio de Loyola Brandão, que já participou de diversas edições do programa: “a plateia ouve, pergunta, também conta histórias. Nada melhor para atrair uma criança, jovem, e por que não um adulto, que uma historia? Sabemos que hoje competimos com celulares, tablets, vídeo games, toda aparelhagem tecnológica. No entanto por 35 anos de experiência em viagens e encontros, sabemos que a presença de um autor tem um efeito diferente, carismático”, comenta o autor.

 

O Viagem Literária é gerido pela Organização Social SP Leituras, responsável também pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB), a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

 

Para mais informações, acesse: www.viagemliteraria.org.br.

 

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura – www.estadodacultura.sp.gov.br.

Acompanhe a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nas mídias sociais:

 

Facebook: /culturasp

Twitter: @culturasp

Instagram: /culturasp

Spotify: /culturasp