Butique Sustentável Homem terá primeira edição em junho

Butique Sustentável Homem terá primeira edição em junho

O mundo atual está em constante transformação e ações que valorizem o coletivo, o colaborativo são importantes para trazer a tona novas formas de consumo e de relações.

O inconformismo levou um grupo de pessoas a desenvolver uma metodologia para  reduzir o consumo e ainda permitir a inclusão social, a prática do verdadeiro desapego e o trabalho em equipe. Isso aconteceu em São Paulo, há 7 anos, quando esse grupo realizou a 1ª Butique Sustentável. Após completarem 12 edições, cada vez com número maior de público, produtos e adesões, partem para um novo desafio: fazer uma edição exclusiva sobre o gênero masculino. Será no dia 25 de junho, no Coletivo Casa do Ernesto.

A Butique Sustentável sempre foi direcionada ao público feminino, pois costumam fazer mais compras, portanto ter mais roupas e acessórios parados no armário. “Antes já havia sido cogitada a possibilidade de fazer uma versão para homens, mas sempre alguém comenta que eles usam a roupa até virar pano de chão”, conta Luciana Sonck, uma das idealizadoras do Butique Sustentável. Mas perguntando aos amigos sobre essa iniciativa muitos se interessaram pela ideia de tirar do guarda-roupa peças que não usam mais e substituí-las (ou não) por algo que realmente gostem ou precisem, além de passar uma tarde de domingo conhecendo pessoas e novas formas de economia, como a colaborativa e solidária.

Nas edições anteriores diversas mulheres trocaram muito mais do que roupas e  opiniões sobre moda, trocaram também experiências, angústias e energias.  O objetivo deste encontro entre os homens é o mesmo, que sejam de todas as idades, tamanhos e estilos, pois a diversidade é que o torna especial e diferenciado.

A equipe do Butique Sustentável Homem pretende provar que os machos também são vaidosos, dão atenção às roupas, não usam “qualquer coisa” e passam para frente o que não lhes serve mais, seja porque ficou pequeno ou grande ou mesmo porque é de uma época da vida que já não lhe cabe mais. Por isso, nessa edição, além de roupas, sapatos, cintos, chapéus, bonés, gravatas, brincos, anéis e colares, também serão coletados artigos esportivos, como bolas, luvas, raquetes, equipamentos em geral.

O Poder da Colaboração

Em fevereiro, a Butique Sustentável participou do 4º Poder da Colaboração, no Google Space, apresentando sua metodologia. “Ninguém é dona do evento. O trabalho em equipe existe desde a pré-produção até a desmontagem, e cada uma contribui da forma que pode, pois acreditam nos valores que estamos espalhando: a mudança da sua relação com a roupa, não como objeto de consumo, mas como expressão da sua personalidade”, explicou Luciana. O vídeo completo pode ser assistido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XtEyFyMckWI.

Para que essa mudança fosse verdadeira, a metodologia buscou evitar a “monetização das roupas”, ou seja, atribuir a elas um valor em moedas de troca, evitando assim que as pessoas voltassem a uma relação de “compra”.

Assim, você separa as roupas e acessórios que não quer mais, coloca em cada peça um papel onde as pessoas possam escrever seus nomes e entrega num ponto de coleta perto da sua casa. No dia da Butique você chegará e poderá experimentar e colocar seu nome nas peças que mais gostar. Ao final, o que tiver só o seu nome, já é seu. Mas o que tiver dois ou mais, é sorteado. Cada peça pode conter até quatro nomes. Para quem organiza funciona de outro jeito. “Nós mobilizamos uma equipe de voluntários que se candidatam a diversas funções, como ser ponto de coleta. Formamos um time de colaboradores em torno de uma causa comum”, diz Raquel Leite, organizadora e participante ativa desde o começo do projeto.

O evento conta com a parceria do Coletivo Casa do Ernesto e além das trocas de roupas terá uma conversa com os participantes sobre o poder de transformação pessoal através da Butique.

1ª Butique Sustentável Homem

Quando: 25 de junho de 2017

Horário: das 14h às 18h

Onde: Coletivo Casa do Ernesto – Rua Croata, nº 685, Lapa – São Paulo, S.P.

Mais informações em:

www.facebook.com/butiquesustentavel

Instagram: @butiquesustentavel

 

Mais sobre o Coletivo Casa do Ernesto

É um espaço voltado a indivíduos – não empresas – que sentem as mesmas necessidades e acreditam que é possível ter um espaço coletivo de convivência e trabalho. E quais são essas necessidades?

Buscam “ritmo” de trabalho

Sentem falta de ir a um lugar fixo para trabalhar (que não é a sua sala de casa), mas estão longe de querer que este lugar seja a cara de um escritório.

Querem conviver com diversidade de profissionais

Desejam ter profissionais diversos que potencializem trocas, aprendizados, parcerias, ajuda no dia a dia. Um local onde novas ideias podem ser criadas de forma espontânea.

Têm interesse em estar num espaço coletivo

Já exercem suas atividades nos locais que dispõem, como sua casa, escritório próprio ou de parceiro. Assim, não precisam de um novo espaço, mas desejam estar num ambiente coletivo e conviver com pessoas com experiências diversificadas.

Lógico que eu amei a ideia!