Degustando e harmonizando o café

Degustando e harmonizando o café

Ontem, 24 de maio, foi comemorado o Dia Nacional do Café e para celebrar a data a marca 3 Corações realizou um evento de degustação e harmonização de café voltado para blogueiros e jornalistas. O evento foi realizado na Viena Delish do Shopping Iguatemi e foi muito interessante saber um pouco mais sobre a história do nosso pretinho delícia de todos os dias.

A origem da utilização do fruto do café é incerta, mas conta a lenda que por volta do ano de 729 o pastor Kaldi, da Etiópia, percebeu que algumas das suas cabras ficavam mais saltitantes após comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele resolveu experimentar também e sentiu maior vivacidade. Comentou então com um monge de um mosteiro da região que seria bom ingerir o fruto para as rezas na madrugada. O monge aderiu a ideia e assim o café ganhou o mundo e a história.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café e se até pouco tempo atrás o país vivia na primeira onda do consumo de café, hoje estamos já na terceira onda. Na primeira onda o café era o pretinho consumido em casa e os produtores de café não se preocupavam em deixar os bons grãos para o consumo interno. Na segunda onda chegam as cafeterias e o hábito de tomar um cafezinho fora de casa com amigos. O café passa a ser encarado como um estilo de vida. Quem nunca falou: vamos marcar um café qualquer dia destes?

A terceira onda é a gourmetização do café: aprendemos a degustar e harmonizar o café e a exigir qualidade dos grãos que ficam para o consumo interno. É receber mais que café, é a história por trás de cada xícara.

Aprendemos um pouquinho sobre o ciclo do café desde a plantação até o beneficiamento e transporte do café. E o solo, o clima, a altitude e a vegetação circundante são fundamentais para um bom grão. No Brasil o estado de Minas Gerais é uma região extremamente boa para o plantio.

Também aprendemos sobre as formas de extração do café e suas características sensoriais. O aroma é uma das principais. Eu amo café e sou apaixonada por cheirinho de café. Na minha casa brincam que eu sei quando tem café novo pelo cheiro. Ninguém precisa ir me chamar para tomar um cafezinho. Eu já entro na cozinha falando tem café novo, quero uma xícara!

Degustamos três tipos de café espresso – detalhe a palavra espresso vem do italiano e não tem a ver com tempo , mas sim com “retirado sob pressão” e é um método de preparo através da passagem da água quente – não fervente – sob alta pressão pelo café moído de forma muito fina no momento do consumo. A Itália é especializada em máquinas pra fazer café.

O café espresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e crema. Para um espresso bem tirado o tempo de extração é entre 20 a 30 segundos. O espresso ideal é doce, maduro e aveludado, com acidez complexa e um final notável.

A experiência sensorial de degustar café é incrível. Aprendemos a descobrir o corpo – sensação de peso que fica na língua -; aroma; sabor – paladar do café, suas notas e referências; e acidez – sensações descritas como vívidas.

Os cincos passos para degustar um café são: visualizar, sentir o aroma, sorver, identificar e descrever.

Harmonizar é unir dois elementos distintos, valorizando ambos, e resultando em um experiência única de sabores e aromas. Você pode harmonizar por similaridade como café frutado com algo cítrico e frutado como um bolo de laranja ou por contraste quando mistura o amargor com o doce.

Enfim foi uma experiência incrível saborear café sem açúcar e diferentes reparando em cada detalhe.

Obrigada 3 Corações e Viena Delish pela oportunidade de participar do evento.