Moda Inclusiva é destaque na feira Ópera

Moda Inclusiva é destaque na feira Ópera

Começa amanhã, 25 de maio e vai até domingo, 28, a 25ª edição da  ‘Ópera – Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil’ em São Paulo e uma das principais novidades desta edição é o enfoque dado a moda inclusiva que será destaque em desfiles de moda com marcas do evento que desenvolveram peças especialmente pensadas para atender as necessidades específicas de crianças com mobilidade reduzida ou sem membros e em peças voltadas para o segmento que estará sinalizadas nos stands e os lojistas que comprarem estas peças também receberão adesivos para sinalizar nas lojas.

(Eu amei a iniciativa, tive um irmão com paralisia cerebral severa que não andava, nem sentava e conheço as dificuldades que as famílias encontram no dia a dia para cuidar das crianças com conforto e certa praticidade).

A iniciativa partiu da diretora da feira, Fernanda Menezes, que em suas visitas pelos quatro cantos do país conheceu muitas mães com filhos portadores de necessidades especiais e soube da dificuldade de encontrar roupas e acessórios adequados para seus pequenos. “Nesta edição, além de promover a cadeia produtiva da moda infantil, queremos também adotar um proposito que se alinhe aos negócios. Assim surgiu a ideia de promover a moda inclusiva, estimulando as marcas expositoras a produzirem peças adaptadas a esse público, bem como incentivar os lojistas a oferecerem essas roupas tão especiais“, declara Fernanda.

Para esta empreitada, Fernanda convidou duas importantes profissionais: Alessandra Borato, consultora internacional de moda e tendências, e Daniela Auler, consultora de moda e estilo especialista em moda inclusiva. Juntas, essas profissionais têm assessorado as marcas expositoras para desenvolver peças verdadeiramente inclusivas: Miss Teen, Reserva Mini, Primo Bambino, L’etè, Cris Gentil, Que Te Encante, MiniLou, Mio Bebe, Pistol Star, Luluzinha e Oliver são algumas das empresas que abraçaram a causa.

As peças serão apresentadas em dois desfiles realizados pela Max Fama, que acontecerão nos dias 25 e 26 de maio às 19 horas, dentro da programação da feira. A passarela do Ópera revelará, além das tendências para a primavera-verão dos pequenos, o que há de mais fashion em moda inclusiva. “Temos no Ópera uma iniciativa pioneira e inovadora, pois dar destaque à moda inclusiva é uma necessidade para a qual poucos se atentam. Estamos trabalhando para sensibilizar a indústria a pensar na democratização da moda e com isso chegarmos numa sociedade mais justa, contemplando as diversidades humanas” declara Dani Auler, idealizadora do já tradicional ‘Concurso de Moda Inclusiva’.

As iniciativas de promover a moda inclusiva se multiplicam no evento: os estandes que oferecem moda inclusiva estarão sinalizados em suas entradas, assim como os lojistas que comprarem as peças terão um adesivo para informar sobre a oferta dessa moda em suas vitrines.

Outra parceria, estabelecida com a terapeuta e também mãe de uma criança com necessidades especiais, Andréa Carvalho, levará a informação dessas coleções para mães e terapeutas, para que todos saibam onde estão as lojas que oferecem roupas e acessórios para deixar seus pequenos mais elegantes.

Além da moda inclusiva, o Max Fashion Day terá as novidades da estação primavera-verão 2017/2018, “As tendências presentes nas principais semanas de moda do mundo também serão destaque nas coleções apresentadas pelas marcas expositoras. Desde o clássico Náutico, explorando os motivos marinhos com muito azul, até o futurista All That Glitters com todos os brilhos: dourados, prateados e coloridos. Novidades como o Sport Chic, que se inspira na roupa esportiva e na referência militar, ou ainda o Neon que apresenta o colorido fluorescente e o Woodstock Revival que faz uma releitura delicada dos florais e hippie chic dos anos 70”, destaca a consultora de tendência e estilo, Alessandra Boratto.

Uma das peças desenvolvidas para atender as necessidades especiais e que será lançada no evento é o colete FLEXCORP  que ajuda as crianças ficarem eretas e de pé.

Esta 25ª edição da feira Ópera estima movimentar R$ 50 milhões em negócios envolvendo grandes grupos, pequenos produtores, lojistas individuais e redes de lojas Brasil afora, entre 25 e 28 de Maio.

 

Serviço:

Ópera – 25ª Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil

Edição Primavera-Verão 2017/2018   www.grupoopera.com.br

Data: 25 a 28 de Maio de 2017

Quinta à sábado das 9h as 19h – Domingo das 9h as 16h

Entrada gratuita e permitida somente a lojistas

 

Max Fashion Day

25 e 26 de Maio, às 19h.

Entrada gratuita e permitida somente a lojistas

Local: Centro de Eventos PRO MAGNO –  Rua Samaritá, 230 – Casa Verde – SP