Sarau de contação de histórias na Casa das Rosas

Sarau de contação de histórias na Casa das Rosas

Ótima dica para amanhã, sabadão, 13 de maio: Sarau de Contação de Histórias realizado pela Arte Despertar e pela Casa das Rosas.

O Sarau apresentará histórias da tradição oral com o objetivo de disseminar a potencialidade dessas narrativas como uma ferramenta para conectar e aproximar pessoas. Será um momento para compartilhar o que foi vivenciado ao longo do Curso de Contação de Histórias que aconteceu na Casa das Rosas, entre os dias 4 de março e 08 de abril, com 25 participantes.

O Sarau faz parte do projeto Curso de Contação de Histórias que tem sido desenvolvido desde o segundo semestre de 2016, em parceria com instituições culturais e hospitais. São parceiros do projeto a Casa das Rosas, o Museu da Pessoa, o Instituto Tomie Ohtake, a Biblioteca Parque Villa-Lobos, a Biblioteca de São Paulo, a Vocação, o Hospital Sabará, o Núcleo Técnico de Humanização do Hospital das Clínicas, o Hospital Infantil Darcy Vargas e o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

No encontro, os alunos terão a oportunidade de contar histórias da tradição oral que traduzem suas experiências no curso. Durante as 24h de formação, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

 

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, By Kamy e UBV.

 

SERVIÇO

 

Evento gratuito e aberto para o público

Quando: 13/05, das 15h às 17h

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447

 

Mais informações: artedespertar@artedespertar.org.br

 

 

Sobre a Arte Despertar

 

A Associação Arte Despertar é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1997 e, desde então, atua em duas frentes: AD Saúde e AD Educação, tanto no desenvolvimento de projetos sociais, quanto na prestação de serviços.

 

Suas ações são voltadas para o desenvolvimento humano com foco em competências socioemocionais, nas áreas de saúde e educação, com o objetivo de despertar o que há de melhor no ser humano por meio da arte e da cultura. Para a realização de suas atividades estabelece parcerias com instituições de saúde, espaços educativos e culturais.
Em reconhecimento ao seu trabalho, em 2013, a Associação foi finalista do Prêmio Empreendedor Social; em 2011, recebeu a certificação da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais; e, por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, ganhou o Prêmio Cultura e Saúde dos Ministérios da Cultura e da Saúde.

 

Mais informações: www.artedespertar.org.br

 

 

Sobre a Casa das Rosas

 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo (Av. Paulista, 37), o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

 

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e abriga, hoje, o museu que é um ícone das transformações urbanas e artísticas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

 

Sobre a Poiesis

 

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Mais informações: www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas| instagram.com/casadasrosas