Casa de Criadores comemora 20 anos com duas edições especiais em 2017

Casa de Criadores comemora 20 anos com duas edições especiais em 2017

Gentche, ao ver o material sobre o assunto e começar a escrever aqui me bateu uma nostalgia e caiu a ficha de como passa o tempo, mas neste caso, é uma nostalgia boa: ainda existe um evento com foco em lançar novos talentos no cenário da moda brasileira. Ainda bem e que venham mais 20 anos e assim por diante!

Gisele Bündchen na primeira edição da Casa de Criadores no desfile de Jeziel Moraes

A Casa de Criadores, antiga Semana de Moda, está completando 20 anos em 2017. Tive a oportunidade de acompanhar alguns anos do evento e confesso que foi lá que descobri alguns dos designers brasileiros que mais gosto até hoje. Começando pelo meu predileto Marcelo Sommer e passando por Mario Queiroz (mais ou menos na mesma época fui colega de classe dele na pós-graduação em Negócios da Moda na Anhembi Morumbi e a admiração só aumenta), Elisa Chanan (uso até hoje peças que ganhei dela em seu desfile no evento quando trabalhei na divulgação do seu desfile pela Persona, assessoria de imprensa), Ronaldo Fraga, Jum Nakao, André Lima, Karlla Girotto, Walério Araújo, Gustavo Silvestre, João Pimenta entre outros.

Backstage de André Lima na nona edição da Casa de Criadores

Voltando para o assunto central: os 20 anos do evento cuja ideia surgiu de jovens estilistas junto com o jornalista de moda André Hidalgo para ser um evento que apresentasse as novas coleções dos jovens talentos destacando a criação autoral.

“Quando começamos a fazer a Casa de Criadores, lá em 1997, o mercado estava começando a dar uma espécie de “grito de independência” contra a cultura da cópia então reinante na moda brasileira -e que já não funcionava mais no dinâmico mundo dos anos 90. Com o advento das faculdades de moda, toda uma nova geração de criadores surgia preparada com técnica e, o mais incrível, com novas ideias e propostas inventivas. Em suma: jovens querendo se expressar através da moda”, ressalta André.

Desfile João Pimenta na décima sétima edição da CdC

De lá para cá, o mercado mudou, mas o desafio da Casa de Criadores de ser o maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira, nunca esteve tão fortalecido.

“Tanta mudança em tão pouco tempo tem feito com que a moda, mais uma vez, tenha que se repensar e mudar, palavra bastante adequada e familiar a quem trabalha nesse segmento. Por isso, estamos sempre nos reinventando para aproximar os talentos das marcas e da indústria, fortalecendo toda a cadeia produtiva. Esse é nosso papel. Fazemos parte disso. ”, completa André.

Christopher Alexander desfila para a marca As Gêmeas, no Vale do Anhangabaú

Desfile da grife Sumemo na Casa de Criadores inverno 2011

Desfile de Karlla Girotto na Galeria Vermelho

Este ano, a Casa terá duas edições comemorativas. A primeira delas, a 41ª edição do evento, acontece entre os dias 08 e 12 de maio no espaço Oficina, na Barra Funda, em frente ao clube D-edge, em São Paulo.
Serão apresentadas as apostas dos estilistas e marcas para o Verão 2017. Talentos já conhecidos e novas revelações e parcerias serão apresentadas.
Serviço
20 anos Casa de Criadores – 41ª edição
Data:
08 a 12 de maio/2017
Horários:
18h às 20h30 (Lounge)
20h30 às 22h (Desfiles)
22h às 23h (Lounge)
Local:
Oficina
Al. Olga, 187 – Barra Funda, São Paulo – SP (em frente ao clube D-edge)
Line Up – 41ª edição
08/05 – segunda-feira
Abertura: diegogama / Brechó Replay
Fernando Cozendey
Rober Dognani
Filipe Freire
Cemfreio
09/05 – terça-feira
Också
Felipe Fanaia
Tarcisio Brandão
Weider Silveiro
10/05 – quarta-feira
Projeto Lab: Neriage por Rafaella Caniello, ACRVO, Rocio Canvas, Senplo, Carol Funke e Renata Buzzo
Diego Fávaro
Rafael Caetano
Alex Kazuo
11/05 – quinta-feira
Karin Feller para Di Gaspi
Igor Dadona
Ben
Isaac Silva
12/05 – sexta-feira
Vídeo – Gustavo de Carvalho
Ale Brito
Heloisa Faria
MRTNS
FILA por Der Metropol
Sobre a Casa de Criadores
Maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno) o evento acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. Surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções.
Desde o início o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no
decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.
Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros nos mais variados estágios de carreira.
Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Emicida, Ronaldo Fraga, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Cotton Project, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.

Desfile de R.Rosner durante a CdC verão 2012

Parabéns André Hidalgo por manter vivo e cada dia mais importante no cenário da moda brasileira um evento como a Casa de Criadores! Parabéns a todos os estilistas que fizeram e fazem parte desta história e a todos os envolvidos.

http://casadecriadores.uol.com.br/