Fashion Revolution Week 2017

Fashion Revolution Week 2017

Em 24 de abril de 2013 a indústria da moda mundial se chocou com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Blangadesh, matando 1.133 pessoas e deixando 2.500 feridos. Após o fato foi montado um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que criou o movimento Fashion Revolution com o objetivo de conscientizar sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todo o processo de produção e consumo, mostrando que é possível realizar uma grande mudança para criar um futuro mais sustentável.

Desde então o movimento Fashion Revolution acontece em diversos países do mundo com ações que levam a reflexão sobre a moda para torná-la uma força do bem. Segundo Lola Young, criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido: “O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”.

A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

FASHION REVOLUTION WEEK  2017

Entre os dias 24 e 30 de abril de 2017 será celebrada a Fashion Revolution Week em mais de 90 países . No Brasil, acontecem eventos em diversos estados e ações realizadas pelos estudantes de moda. A programação completa pode ser conferida no http://fashionrevolution.org/country/brazil/

Abaixo  ações que achei interessante e pretendo acompanhar:

São Paulo

Na FebraTêxtil, o FRB realiza, no dia 25 de abril (terça-feira), das 19h00 às 21h00, o Fashion Revolution Talks, iniciativa que integra a Fashion Revolution Week 2017, que vai levar cases de sucesso em sustentabilidade e inovação para o Fórum de Informação do evento. Ainda durante os dias de realização da Feira, os visitantes poderão participar do movimento através de um painel que será instalado no espaço para os visitantes tirarem fotos e postarem nas redes sociais. A Febratêxtil acontece de 25 a 28 de abril no Anhembi, em São Paulo.

Fashion Futures Brasil

Fashion Futures Brasil apresenta a primeira edição do Além da Moda:
Tecnologia e Sustentabilidade juntas para o futuro da moda

Talk sobre descobertas científicas e inovações tecnológicas que impactam a produção, e a comercialização do que vestimos e como aliá-las a sustentabilidade e ao design para um futuro possível para a moda.

Data: 27 de abril – das 19 às 22 horas

Local: Ateliê Mariana Iannuzzi

Rua Pais de Araújo, 77 – Salas 5 e 6

Santos

Data: 29 de abril – das 17 às 22 horas

Local:  Rua Luis de Camões, 12, Santos

Informações: Aline Vieira e Lais Pennas
[email protected]

O Suzanices super apoia o movimento e ações que levem a reflexão sobre o papel da moda na sociedade contemporânea e como podemos tornar a moda uma aliada da sustentabilidade e da consciência social e ambiental para mudar paradigmas e trazer um novo tempo para o agora.