Hoje é o Dia Mundial do Malbec: confira dicas de harmonização

Hoje é o Dia Mundial do Malbec: confira dicas de harmonização

Hoje, 17/04, estou em São Paulo e está um friozinho gostoso, bom para degustar um vinho, e por um acaso, 17 de abril é o Dia Mundial do Malbec, um dos meus favoritos e segundo recente estudo da Wine Intelligence a uva Malbec é a preferida dos brasileiros seguida por Cabernet Sauvignon e Merlot.

A icônica uva argentina é sedosa, doce e profunda, perfeita para harmonizar com carnes vermelhas, churrasco e até feijoada.

A uva está presente nos vinhos da Trivento, vinícola de Mendoza representada no país pela VCT Brasil. Ela é responsável por 44% dos vinhos exportados pela Argentina. De 2011 para 2015, houve um aumento de 38% nos volumes de caixa do vinho Trivento, o que significa um resultado extremamente positivo frente ao mercado internacional.

“Para nós, da Trivento, o Dia Mundial de Malbec no Brasil reforça a presença da marca e reconhece a qualidade e sabor inigualável desta uva, de origem francesa, com notas de baunilha provenientes do carvalho”, diz Lucas Ribeiro, gerente de Marketing da Trivento.

Tradição Malbec

A origem do Malbec é proveniente da região de Bordeaux, no sul da França. Os vinhos desta variedade alcançaram o reconhecimento desde os tempos do Império Romano e logo se consolidaram na Idade Média. Quando a praga filoxera destruiu a viticultura francesa, no final do século XIX, o Malbec foi uma das uvas afetadas.

Enquanto isto, na Argentina, seguindo o modelo da França, a Quinta Normal se propôs a incorporar novas variedades de cepas como forma de melhorar a indústria vitinícola nacional. No dia 17 de abril de 1853, a iniciativa foi recebida pelo governador de Mendoza, por meio de um projeto de lei, com o objetivo de fundar uma Escola de Agricultura de Mendoza.

O francês Pouget chegou a Mendoza em 1853, com 32 anos de idade, trazendo plantas francesas, sementes e cepas de vários tipos, como Malbec, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.

No final do século XIX e nas mãos dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura se desenvolveu exponencialmente e, com ela, o Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos solos da geografia argentina. Hoje, Malbec é a uva que simboliza a Argentina.

Malbec é uma uva que combina com churrasco e carnes vermelhas – tente uma costela de boi, por exemplo, ou um bife de chorizo, tradicional Argentino. É ideal para pessoas clássicas e que buscam um vinho bom sem medo de errar. Outra opção é com feijoada, um dos pratos típicos brasileiros mais famosos.

Humm, deu uma vontade de abrir um Malbec agora!