Desculpe o incômodo: temos que falar de feminismo!

Desculpe o incômodo: temos que falar de feminismo!

Infelizmente a grande pauta do momento é a discriminação de gêneros e a urgente necessidade de reforçarmos movimentos feministas. É sobre isto que pretendo falar aqui.

Sou feminista desde garotinha – lembro-me de ter uns 10 anos quando me posicionei como feminista sem nem conhecer a palavra ou a definição – em um casamento na Igreja Ortodoxa meu pai comenta algo na linha: imagina no futuro eu entrando na igreja com você para o seu casamento e a minha resposta foi rápida e certeira: não quero casar nesta igreja. Ele tomou um susto e perguntou: por que? Respondi: Porque tem uma frase que eu não concordo e não posso me casar numa cerimônia que diz coisas que não acredito. Ele, ainda mais surpreso: Que frase? E eu certeira e feminista: O homem é o cabeça do casal. Não concordo com isto. Um casal é formado por duas pessoas e as duas devem decidir as coisas. Isto foi em 1980…

Corta! Volta para 2017 – segunda década do século XXI – e ainda precisamos lembrar diariamente que deve existir igualdade entre mulheres e homens e que mulheres não podem ser tratadas como objetos que atiçam homens imaturos que não sabem se comportar adequadamente na frente ou ao lado de uma mulher – independente da roupa que ela esteja usando, da idade dela ou qualquer outro porém.

Não queremos Fiu Fiu, ser chamada de gostosa, tesão ou qualquer outra coisa quando andamos na rua, estamos no ônibus, metrô, em lugar nenhum. Queremos respeito.

Com os últimos acontecimentos noticiados pela grande imprensa o assunto assédio voltou a cena e tem ganhado intensa repercussão nas mídias sociais e precisamos que a discussão se amplifique ainda mais. Não dá para nos calarmos mais uma vez enquanto vemos mulheres serem assediadas diariamente.

Acredito nas pequenas ações do dia a dia para conquistarmos aos poucos a igualdade que desejamos e por isto acredito muito naquilo que estamos fazendo na nossa vida real dia após dia. Você defende o feminismo, mas fala mal de outra mulher? Chama de vadia ou qualquer outro termo pejorativo? Diz que fulana estava usando um shortinho sem noção? Fala estas coisas perto de seus filhos? Ensina as crianças sobre brincadeiras de menina, de menino, educa diferente pelo sexo? Desculpe você está sendo machista e reforçando o preconceito junto das novas gerações.

Vamos deixar claro algumas coisas: Ser feminista não é ser contra o casamento, mas a favor da mulher poder escolher se quer se casar ou não; não é usar um visual assim e assado, mas cada mulher decidir como quer se vestir e agir; não é ser contra homens, mas é ser a favor da igualdade entre mulheres e homens. Ser feminista é ser solidária com outra mulher, é ter empatia com outras mulheres e homens também, é saber se colocar diante das situações da forma feminina de ser e agir (historicamente mulheres são seres mais maleáveis e que cedem mais para que as relações sejam saudáveis). Uma mulher não precisa utilizar formas masculinas para mostrar seu poder ou exigir respeito, podemos fazer tudo isto sendo mulheres, ou seja, cada uma do seu modo, quem gosta de unha pintada, maquiagem, salto alto e também que detesta estar “arrumadinha”.

Na quinta-feira, 13 de abril, participa de uma mesa redonda sobre feminismo na loja Club Melissa Azevedo Sodré, em Santos, com as blogueiras Sarah Campos e Dani Polis e a consultora de estilo Patrícia Simão. Cada uma de nós falará um pouquinho da sua experiência diária enquanto mulheres em um mundo que ainda desrespeita pessoas pelo gênero. https://suzanices.com.br/2017/03/31/aceita-bate-papo-feminino-e-feminista/

A coleção inverno da Melissa recebeu o nome Fly Girl e foi inspirada em histórias de 10 mulheres que enfrentam preconceitos.https://suzanices.com.br/2017/03/19/fly-girl-colecao-melissa-inverno-17-convida-mulheres-a-voarem-com-liberdade/

Quem for de Santos ou estiver na cidade está super convidado para participar deste talk.

Mas antes de finalizar o post quero falar que acabei de ouvir uma música da cantora Paula Lima que adoraria ver como o novo hit das paradas de sucesso já que deixa claro o recado: Chega de Fiu Fiu! Confere a música no link:https://www.youtube.com/watch?v=0snLd0BRqtM

E a letra abaixo:

FIU FIU
Compositores: Pretiho da Serrinha, Gabriel Moura e Leandro Fab
 
Tá agindo errado, man
Fica vacilando a tôa
Se chegar mandando bem
A gente fica numa boa

Se o batom é forte
Se eu tenho porte
Se eu tenho dote
Se eu uso short

Se comporte, isso não é com você

Mas se chegar com jeito
Falando direito
Mantendo respeito
Sobe no conceito

Tá perfeito, a gente pode se entender

Fiu fiu isso não vai me ganhar
Sorriu pode até me conquistar
Fiu fiu isso não vai me ganhar
Sorriu pode até me conquistar

Tá agindo errado, man
Fica vacilando a tôa
Se chegar mandando bem
A gente fica numa boa

Se o batom é forte
Se eu tenho porte
Se eu tenho dote
Se eu uso short

Se comporte isso não é com você

Mas se chegar com jeito
Falando direito
Mantendo respeito
Sobe no conceito

Tá perfeito, a gente pode se entender

Fiu fiu isso não vai me ganhar
Sorriu pode até me conquistar
Fiu fiu isso não vai me ganhar
Sorriu pode até me conquistar

Fica a dica! Juntas somos mais fortes. Mexeu com uma mexeu com todas. Chega de assédio. Chega de Fiu Fiu.