Tarde Cultural em prol do TAMTAM no domingo 02 de abril

Tarde Cultural em prol do TAMTAM no domingo 02 de abril

Quem me conhece e acompanha o Facebook do blog, e aqui também, já sabe que tem um projeto que eu admiro muito e que gostaria de poder ajudar sempre, mesmo que minha contribuição seja ajudar a divulgar o trabalho maravilhoso que desenvolvem e as diversas ações para arrecadar verba e poder continuar o trabalho. É o projeto TAMTAM que acompanho a trajetória desde 1990, quando mudei para Santos para cursar a faculdade de jornalismo na UniSantos, e logo conheci o projeto.

Estamos vivendo um momento único – a entrada na tão famosa Era de Aquário – e a regência de Saturno por um ciclo de 36 anos. O que isto tem a ver com o post? Bom, estamos saindo do reinado de 36 anos do Sol, período em que olhamos para o próprio umbigo, fomos egocêntricos e egoístas. Agora estamos entrando em um período em que a coletividade passará a ser olhada e as questões de inclusão social, luta contra preconceitos e movimentos de apoio mútuo crescerão. Tudo aquilo que eu acredito: #juntossomosmaisfortes (observação: não sou astróloga apesar de gostar do assunto e talvez esta minha interpretação pode não ser a mais certeira do mundo, mas é como vejo e sinto este momento que vivemos).

Voltando para o TAMTAM: no domingo, 02 de abril, a partir das 17 horas, será realizada uma Tarde Cultural na sede do Projeto, no Teatro Municipal de Santos, com brechó, shows e comidinhas com toda a renda revertida para o projeto. Eu estarei lá prestigiando e espero contar com a presença de muitos de vocês também para juntos contribuirmos para a ONG que faz um trabalho tão bacana e importante. Confira abaixo um pouquinho do que é o TAMTAM.

Sobre o Projeto TAMTAM

Iniciado na extinta Casa de Saúde Anchieta em 1989, o Projeto TAMTAM tem como objetivo promover saúde mental, prevenção as doenças, educação, acesso a arte e cultura, diversidade e inclusão social.
O trabalho começou após uma intervenção pública municipal na extinta Casa de Saúde Anchieta, em Santos/SP, e foi idealizado pelo Arte Educador e Pedagogo Renato Di Renzo, que revolucionou o campo das artes e da Saúde.

Há mais de 25 anos anos  Di Renzo já propunha uma Sociedade Inclusiva com as ações TAMTAM, suas intervenções urbanas e suas ações junto á população. O trabalho virou modelo nacional e internacional e foi motivo de matérias no Washington Post, Rádio BBC de Londres, Folha de S. Paulo, Revista Veja, Isto É, Programas como Fantástico, Jô Soares, Dóris para Maiores, entre outros.Em 1997 e 1998 o trabalho foi desenvolvido em prédios e galpões abandonados, de 1999 a 2002 no Colégio Universitas e desde 2003, a ONG ocupa um “canto“ do Teatro Municipal de Santos, no terceiro piso do foyer. Este espaço que conglomera as ações da ONG TAMTAM foi carinhosamente batizado de “ESPAÇO SOCIOCULTURAL E EDUCATIVO CAFÉ TEATRO ROLIDEI” e foi idealizado por Renato Di Renzo e construído durante os primeiros quatro meses do ano de 2003, por meio de reutilização de objetos e com a “mão de obra” dos próprios alunos, atores e voluntários!

Atualmente a Associação Projeto TAMTAM atende mais de 150 crianças, jovens, adultos e idosos portadores, ou não, de múltiplas deficiências, síndromes e/ou “normais”, GRATUITAMENTE, em atividades que complementam o processo de aprendizado formal e as terapias também “formais“, com atividades como Teatro e Expressão, Dança (Jazz e Ballet), Musicalização, Reciclagem, Literatura, Rodas de conversa, além do Grupo de Arte Orgone, que aprimora a formação em Artes Cênicas, oportunizando formação para o trabalho.

Como forma de manter os beneficiários atendidos gratuitamente, o mesmo espaço é palco de apresentações teatrais e musicais, quando parte do que é arrecadado durante essas noites, destina-se à manutenção, limpeza, figurinos, material para o trabalho diário, cenários, alimentação, etc. Essas noites de espetáculo e “festas beneficentes” são a única fonte de renda da instituição.
Eu sou muito fã do TAMTAM e do trabalho lindo desenvolvido pela ONG e aproveito o post para dizer para Claudia Alonso que é uma das pessoas envolvidas com o TAMTAM: gratidão por lutar por um mundo mais bonito, mais justo, com inclusão, arte e alegria! Vocês fazem a diferença.
No domingão estarei lá no Café Teatro Rolidei e contarei as news depois por aqui. Fica o convite: passa no Café Teatro Rolidei no domingão e colabore com o TAMTAM. #juntossomosmaisfortes