Saúde da Mulher é tema do Women's Health Tech Weekend

Saúde da Mulher é tema do Women’s Health Tech Weekend

Fica a dica de evento bacana no próximo final de semana, em São Paulo, em comemoração ao Dia da Mulher. Legal falar de saúde feminina e tecnologia que ajude a mulher a cuidar melhor de si mesma.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será realizado o primeiro Women’s Health Tech Weekend, nos dias 11 e 12 de março, no Clube Hebraica em São Paulo. Serão 30 horas de evento com talks e uma maratona de programação, todos voltados para discutir e co-criar soluções para a saúde da mulher.
O Hackathon tem o intuito de fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à saúde da mulher desde a infância até a terceira idade. A maratona colaborativa terá vagas abertas para a participação de 150 pessoas de diversas áreas, incluindo empreendedores, web-designers, desenvolvedores de software, amparados por especialistas em user-experience, negócios, inovação, gênero, saúde e demais.
Dentro do Clube Hebraica haverá infraestrutura, alimentação, área aberta e dinâmicas paralelas como rodas de empatia, yoga e diversão para crianças. Essa foi uma das preocupações das idealizadoras para que haja um espaço em que os filhos dos participantes possam estar com seus pais, tornando o ambiente mais inclusivo.
O projeto nasceu da necessidade de um olhar mais direcionado para a saúde da mulher. “Boa parte das tecnologias de hoje em dia foram elaboradas por equipes majoritariamente masculinas. E, com isso, tipicamente não levam em conta necessidades específicas das mulheres”, observa Carine Roos, uma das idealizadoras do evento. “A diversidade nas equipes de engenharia e desenvolvimento de produtos é essencial para a criação de soluções tanto inovadoras quanto inclusivas”, resume.
As mulheres normalmente são as responsáveis pela saúde da família. Nesse sentido, é necessário trazer a tecnologia para cuidar de quem cuida. “A nossa ideia é trazer inovações que amparem essas mulheres”, explica Andréa Soares, também idealizadora do evento. “A saúde e o bem-estar de crianças e idosos também é positivamente afetada por tecnologias que melhorem a qualidade de vida dessas mulheres”, conclui.
Temas abordados durante as 30 horas:
. Corpo & Sexualidade;
. Saúde reprodutiva;
. Gravidez & Maternidade
. Menopausa
. Saúde mental entre outras
Idealizadoras
 
Andréa Soares
Idealizadora da Crossing Connection Health que atua na saúde para doenças raras; Colaboradora do Itaú; Membro do conselho do PaulistaHack; Mentora em diversos eventos de tecnologia e apoiadora de algumas startups.
 
Carine Roos
Fundadora da UP[W]IT e Co-fundadora do Coletivo MariaLab; Escreve no Blog “Faça Você Mesma” no Link-Estadão; Idealizadora da campanha “33 Dias Sem Machismo”.
Organizadores
 
Fernando Tomé
Fundador da Comnaction, realiza eventos de empreendedorismo, tecnologia e inovação como Circuito Startup, hackathons, PaulistaHack, Baanko Challenge Sampa, São Paulo Tech Week, entre outros.
 
Pedro Muszkat
Possui atuação internacional no Centro de Empreendedorismo de Tel Aviv – Israel, e atualmente coordena o Merkaz, Centro de Empreendedorismo em São Paulo associado ao Clube Hebraica.
Evento:
 
1º Women’s Health Tech Weekend
Dias: 11 e 12 de março de 2017
Endereço: Rua Hungria, 1000 – Pinheiros (Próximo à estação Hebraica-Rebouças da CPTM)
Horário: das 9h do dia 11/03 até às 18h do dia 12/03.
Ingressos e inscrições: http://womenshackweekend.org/
Mais informações: http://facebook.com/upwit