Consultoria de imagem colabora com processo de autoconhecimento

Consultoria de imagem colabora com processo de autoconhecimento

Ontem (03/03) fui convidada a participar da primeira aula do curso de Consultoria de Imagem e Estilo em Grupo desenvolvido por Cíntia Cortez e foi uma experiência única que superou minhas expectativas e desmistificou a consultoria de imagem e estilo e os pré-conceitos que tinha mesmo amando moda desde pequena, estudado (tenho duas pós-graduações em Negócios da Moda e em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida) e trabalhado com moda.

Antes de contar um pouquinho do que foi a primeira aula vou falar sobre como enxergo moda e porque me apaixonei pelo trabalho da Cíntia Cortez.

Moda para mim é comportamento e expressa quem somos e quem desejamos ser. O simples ato de escolher o que vestir ao acordar diz muito sobre você, sua individualidade, personalidade e a imagem que deseja transmitir ao mundo. Moda não é futilidade, é forma de comunicação.

E logo ao começar a aula inaugural, Cíntia abordou o tema dizendo que não existem pré-conceitos, não existe certo e errado, existe você e que a consultoria de imagem respeita quem você é, sua personalidade, a imagem que você transmite e a que gostaria de transmitir ajudando a se conhecer melhor, a potencializar suas qualidades e ocultar o que não te agrada.

Me conquistou ali, nos primeiros minutos. Tinha um certo pé atrás com consultoria por acreditar que o trabalho de uma consultora apontaria certos e errados e te prenderia em um book fechado de looks que deveriam ser seguidos a risca.

E durante a aula, prestando muita atenção nas informações passadas, vendo os questionários aplicados fui descobrindo que o trabalho de consultoria de imagem tem tudo a ver com psicologia cognitiva.

Respondemos dois questionários bem interessantes e que levaram a reflexão de quem somos, quem gostaríamos de ser e quem não gostaríamos de ser. É um processo de autoconhecimento: você parar alguns minutos para pensar em quem você é e como você age cotidianamente. Vamos vivendo o nosso dia a dia sem pensar em nossas escolhas e de repente respondendo algumas questões você para, respira e descobre tanta coisa que passa despercebida cotidianamente incluindo hábitos com rotina de beleza, de compras etc. Nada é por acaso!

Depois fomos convidados a escolher imagens e colocar adjetivos nelas para três situações específicas: quem sou, quem quero ser e quem não quero ser. Gentche, é fantástico voltar a ser criança, olhar um monte de revistas, escolher as imagens, colar nos papéis específicos, escrever os adjetivos e depois olhar os 3 painéis e perceber que no fundo tudo conversa entre si.

Você sabia que somos analisados por qualquer pessoa em apenas 30 segundos e que 55% do que a pessoa analisa nestes segundos tem a ver com aparência e postura e só 7% diz respeito ao conteúdo que você está transmitindo? Pois é. Então bora aprender a valorizar e destacar aquilo que quero expressar ao mundo.

E como Cíntia Cortez explicou o processo de consultoria de imagem e estilo leva cerca de dois anos para que a pessoa conheça a si mesma, trabalhe no que tem que trabalhar internamente, absorva as dicas para valorizar pontos fortes e ocultar pontos fracos, e vá aprendendo a usar tudo isto em seu dia a dia até que se torne natural.

Serão realizados mais 07 encontros deste grupo e provavelmente assistirei mais uma aula (ainda não sei qual delas) e só posso dizer que me encantei e fiquei com gostinho de quero mais.

Então agora vou pensar muito mais nas questões: Quem sou eu para mim? e Quem sou eu para o outro?

Viu como moda não é futilidade! Moda é comportamento e diz muito sobre você. Saiba usar isto a seu favor.

Gratidão a Claudia Campanhã, assessora de imprensa da Cíntia Cortez, responsável pelo convite ao blog Suzanices e a Cíntia Cortez por mostrar um universo maravilhoso a ser desbravado.