O real significado da Quaresma

O real significado da Quaresma

Sou espiritualista e assuntos de religião, esoterismo e misticismo me fascinam. Estudei em colégio católico, linha franciscana (talvez minha admiração por Papa Francisco venha daí) e cheguei a pensar em ser freira, então é lógico que um período como o da Quaresma não poderia passar em branco por aqui.

São quarenta dias que antecedem a Páscoa – a grande celebração cristã da Ressurreição de Cristo. Quarenta dias dedicados a reflexão sobre a vida e sua finitude.

Muitas tradições são transmitidas de geração em geração e seus significados se perdem no tempo. Como por exemplo fazer jejum de carne e outras coisas no período da Quaresma. Sinceramente, não acredito que deixar de comer algo no período vá mudar alguma coisa, mas muitas vezes evito comer carne na quarta-feira de cinzas – que marca o início da Quaresma – e em todas as sextas-feiras até a Páscoa. É um hábito que me pego fazendo ano após ano.

O mais importante na Quaresma e em todos os dias do ano é fazermos jejum de maus sentimentos. Xô pra lá tudo que tem o propósito de desestabilizar você ou qualquer outra pessoa. Nada de pensamentos negativos, inveja, ciúmes, e assim por diante. Que lindeza seria se na Quaresma e sempre todos nós fossemos mais alegres, humanos, gentis, amorosos. Se o mal se espalha o bem também se espalha, basta a gente acreditar e sair por aí esbanjando as melhores vibrações sempre, amor, paz, gratidão, tolerância.

Com certeza o Cristo, aquele que morreu na cruz para nos salvar, vai ficar mito mais feliz conosco. Minha imagem do Cristo é bem diferente da maioria: Jesus era o cara! Um dos primeiros revolucionários, hippie, paz e amor total. Andava com todos aqueles que eram estigmatizados pela sociedade de então: leprosos, prostitutas, vagabundos etc. Cristo era mega gente boa. Daqueles que eu adoraria trocar uma ideia numa mesa de bar ouvindo seu discurso de amor ao próximo e tolerância. Cristo não julga, Cristo é amor!

Ah, uma nova vinda do Cristo seria providencial no momento histórico que enfrentamos. Então vamos nestes quarenta dias refletir sobre nossas condutas diárias e buscar seguir o maior ensinamento do Menino Jesus: amar ao próximo!

Para marcar o período da Quaresma é realizada a Campanha da Fraternidade e em 2017 o tema é Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida e o lema é Cultivar e guardar a criação.

Em carta o fofo Papa Francisco declarou: “essa Campanha convida a contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta nos diversos biomas do Brasil – um verdadeiro dom de Deus – através da promoção de relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles vivem”.  De acordo com o papa Francisco, “este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”.

Então, está preparado para ser invadido pela reflexão e deixar o Espírito Santo te guiar neste momento?