Carnaval em Lucerna, Suiça

Carnaval em Lucerna, Suiça

Nós, brasileiros adoramos falar do Carnaval como uma grande festa brasileira, mas na verdade o Carnaval também é festejado em outras localidades como Veneza, na Itália e suas famosas máscaras e Lucerna, na Suiça. Hoje vamos falar um pouquinho sobre a festa em Lucerna.

Imagine uma cidade com ruas enfeitadas, ritmos variados, pessoas super fantasiadas, expressões artísticas fascinantes que carregam anos de tradição, pessoas jovens dançando por horas e muito entusiasmo. É assim que se traduz Lucerna durante os dias de carnaval. Nessa época acontece o tradicional desfile Fritschi, que acontece desde o século XV e perdurou as gerações atraindo público ao redor do Mundo.

Luzerner Fasnachtsumzug
Lucerne’s Carnival parade

As origens do Carnaval de Lucerna são marcadas pela figura de Fritschi, um homem idoso e a sua família. Se o desfile outrora simbolizava temas patrióticos, históricos ou folclóricos, agora tem um toque mais satírico. Esse desfile é a grande atração do carnaval da cidade que tem a participação dos Guggemuusige, bandas improvisadas que usam roupas e máscaras imponentes e tocam músicas atuais com instrumentos de percussão em tons muito elevados e por vezes descoordenados.

O primeiro desses grupos foi formado por volta de 1950, tendo como exemplo a cidade de Basileia. No início era um pequeno grupo que cresceu muito e hoje torna a comemoração animada e inesquecível. As bandas não marcham simplesmente pelas ruas em formação coordenada, mas fazem paragens frequentes representando cenas e misturando-se com a multidão. Há também muitos indivíduos ou pequenos grupos disfarçados que tocam um instrumento musical, ou fazem uma brincadeira para animar as pessoas. As festividades duram 4 dias. E pelo que deu pra sentir, visitar a cidade nesse período é a certeza de viver momentos animados e inesquecíveis. O carnaval acontece nos mesmo dias dos cortejos no Brasil e este ano vai do dia 23 a 28 de fevereiro.

Com cerca de 70.000 habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade do país. Devido ao seu tamanho, à localização e seu potencial econômico, a cidade pode ser considerada como a capital da Suíça Central, e é uma das capitais turísticas do mundo, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos. Lucerna é ladeada por lagos e montanhas, e conta com uma grande pluralidade cultural. A arquitetura permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178. Com vida noturna efervescente, luxo representado através dos diversos restaurantes e lojas, gastronomia local e internacional, cercada de história e tradições a cidade é a porta de entrada para a região de Lago Lucerna, e parada obrigatória, por ao menos 3 dias. Esse é o tempo mínimo sugerido para quem quer conhecer a cidade e as regiões ao redor.

 

Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, Lucerna fervilha e é palco para inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável, os visitantes durante os períodos festivos, seja no verão ou no inverno.

Ainda não conheço a Suiça, mas é um dos destinos que pretendo conhecer em breve e vou incluir Lucerna no roteiro.