Como estão suas metas para 2017?

Como estão suas metas para 2017?

O primeiro mês do ano está acabando e é hora de nos perguntarmos: Como estão as minhas metas para 2017? Já comecei a colocá-las em prática ou estão estagnadas? Se você ainda não pensou no que almeja alcançar este ano, não importa qual seja a sua proposta:começar a praticar atividades físicas, abrir uma poupança, ou simplesmente manter o armário arrumado, ainda dá tempo de definir e correr atrás dos resultados, pois a realização de qualquer plano requer foco e esforço.

Eu, finalmente, posso dizer que comecei o ano focando nos meus objetivos. Lógico que não dá para resolver tudo da noite para o dia, mas a dedicação diária é necessária e nisto sou craque. Sei que no meu caso tem a ver com um processo maior de mudança interior, de estilo de vida, de busca por mim mesma.

Se você quiser mudar pequenos hábitos que te ajudem a alcançar suas metas: confira abaixo algumas dicas para realizar o que deseja apresentadas pela equipe da Supera Ginástica Cerebral.

Qualquer um que tenha tentado mudar um hábito de longa data sabe o quanto pode ser difícil e às vezes frustrante manter a transformação. Mas por que é tão difícil mudar, apesar das boas intenções?

Mudanças de estilo de vida exigem ajustes na mentalidade, motivação e intenção. Sonhar grande pode ser divertido, mas alinhar as expectativas à realidade ajuda a enfrentar melhor os desafios e a colocar em prática planos específicos para enfrenta-los.

Comece aos poucos, com prazos curtos e metas alcançáveis para reforçar a autoconfiança. Encontre uma profunda motivação pessoal que ajude a se sentir no controle de seu destino. Crie novas rotinas que farão seus comportamentos desejados tão automáticos quanto os maus hábitos que pretende eliminar.

Usando técnicas cientificamente comprovadas, é possível fazer uma revolução na própria vida. Por isso, selecionamos quatro atitudes que fazem a diferença para que você estabeleça metas:

Mantenha expectativas realistas: visualize você mesmo atingindo seu objetivo. Em seguida, pense nos obstáculos específicos que irá enfrentar e imagine formas de superá-los. Novamente volte a se ver atingindo o sucesso.

Evite situações que desencadeiem hábitos que você deseja superar. Por exemplo: se quer deixar de fumar e sempre tem vontade de acender um cigarro após tomar café troque a bebida por água, chá ou suco.

(Nossa, essa vale para mim, não parei de fumar ainda, mas tem tempos que nem coloco na minha listinha de metas, quem sabe seja hora de rever isto).

Não seja intransigente:perdoe-se se você escorregar. Refaça seu compromisso e siga em frente.

Descubra o que motiva você: pense em como essas mudanças podem ajudá-lo a se tornar a pessoa que você pretende ser (mais saudável e com mais possibilidades).

Tente encontrar maneiras divertidas para seguir em direção ao seu objetivo. Por exemplo, se dê pequenos presentes (que não sabotem seu propósito a cada etapa vencida).

Imagine maneiras de alcançar seus objetivos que possam fortalecer seus relacionamentos com outras pessoas.

Encontre formas de medir seu progresso e acompanhar suas realizações. Uma possibilidade é manter um registro diário de poucas linhas a respeito de como se sente. Algumas pessoas criam blogs para compartilhar a experiência.

Dê um passo de cada vez: seja flexível até encontrar a melhor forma de incorporar novos hábitos. Ajuste pequenos prazos e objetivos que favoreçam uma mudança maior e crie planos alternativos.

Formule planos de ação: prepare-se para situações específicas. No caso de alguém que não deseja mais comer carne. Uma saída é pensar com antecedência o restaurante ao qual pretende ir para garantir opções vegetarianas no cardápio. Em caso de uma viagem para uma cidade desconhecida é útil planejar antes de sair de casa. Se a ideia é parar de fumar, pense com antecedência no que responderá quando alguém lhe oferecer um cigarro. Assim, um simples “não, obrigado” pode ser dito mais natural e espontaneamente, e despertar menos ansiedade.

Treine seu cérebro para ter mais foco

Conseguiu construir suas metas?  Agora você precisa de foco para não “perde-las” de vista.

Uma forma de treinar a capacidade de foco, atenção e concentração é praticar ginástica cerebral, que estimula o fortalecimento das conexões neuronais. Com a ginástica cerebral, você pode melhorar a sua performance.

Quanto mais conexões neurais, melhor é o seu desempenho, e isso se reflete em todas as áreas da sua vida. Com a ginástica cerebral você se sente mais disposto, mais focado e capaz de atingir suas metas.

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade e a proposta é potencializar a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.

Confesso que não conhecia a ginástica cerebral, mas achei a proposta interessante.

E você já fez suas metas para 2017? Como está se saindo? É muito bom acompanhar nosso desempenho, mas sem nos sobrecarregarmos de cobranças ou cairmos em desespero porque as coisas estão caminhando devagar, afinal o devagar e sempre te leva até a linha de chegada.