Desconstruindo looks e regras de estilo

Desconstruindo looks e regras de estilo

Amo moda desde pequena, sempre gostei de acompanhar tendências da estação, ousar e testar as novas propostas etc, no entanto, minha visão de moda vai muito além de looks e regras de moda e estilo. Lógico que muitas vezes errei feio na hora de montar meu visual, mas quem nunca? Até as celebs erram em Red Carpets, porque nós pobres mortais não podemos errar também?

Moda para mim é comportamento, cultura, é expressão de quem sou e de quem quero ser/mostrar perante a sociedade. Moda é veículo de comunicação. Por isto, questiono looks do dia e regras de moda e estilo. Se a moda reflete quem eu sou não posso simplesmente seguir regras e looks propostos por outras pessoas. Somos únicos, portanto, devemos buscar o nosso estilo, a nossa forma única de nos mostrar ao mundo através do que vestimos. Minhas musas são: Iris Apfel, Costanza Pascolato, Coco Chanel, Vivienne Westwood, entre outras, ou seja, mulheres cheias de estilo e que ousam coisas novas o tempo todo.

Quantas vezes você já viu a mesma peça de roupa vestida por pessoas diversas e a peça parece diferente em cada uma delas? Cada corpo é um, cada personalidade é única. E isto tudo é uma dádiva. O mundo seria muito chato se todos fossem iguais e se vestissem iguais.

Conhecer seu corpo, bom senso e espelho são fundamentais para você descobrir e criar o seu próprio estilo. É treino. Ao invés de vestir qualquer coisa quando acorda, você começa a escolher, sabendo o que deseja transmitir, o que cai bem no seu corpo. Eu por exemplo, tenho valorizado bastante meu colo – principalmente com acessórios – pois é um dos meus pontos fortes, no entanto não gosto da minha barriga então não a deixo em evidência. Quando não sei o que vestir ou não tenho uma mensagem clara para passar eu visto preto, o eterno e mega amigo de qualquer mulher, pretinho básico. Com ele não tem erro!

Respeitar algumas regrinhas básicas também é bacana – principalmente no início do projeto descobrindo e criando seu estilo – entre elas: adaptar a mensagem que você deseja passar com a situação para qual está se vestindo – trabalho, lazer, festa, por exemplo; proporções e equilíbrio em relação ao seu corpo – muitas vezes dizem que se você usa uma peça grande deve combinar com uma pequena para equilibrar, ou justo com solto, em muitos casos ok mas as vezes misturar grande com grande ou pequeno com pequeno ou tudo justo ou tudo solto tem mais a ver com você, seu corpo e a mensagem que quer transmitir e aí o espelho é o melhor amigo. Tente, arrisque, experimente o que combina com você independente das regras e isto vale para tudo – cores, estampas, padronagens, modelagens etc. Eu sou uma mulher pequena, ou mignon, e dizem que baixinhas não deve usar saias longas só que amo saias longas e uso desde adolescente. No dia a dia prefiro um look mais casual, acessórios pequenos – muitas vezes só um brinquinho – mas se tenho reunião, almoço, Happy Hour, jantar, balada etc eu capricho mais na produção do look e deixo a criatividade me levar e exprimir o que desejo passar e aí vale quase tudo. Não irei em um casamento de tênis, por exemplo, ou em um evento no campo ou na praia com salto alto. Bom, praticamente só uso salto alto quando é praticamente obrigatório – casamentos e outras festas assim.

Já fui em um casamento chique com uma pulseira comprada em camelô; em outro o colar que usei e fez o maior sucesso paguei R$ 10,00 em uma lojinha de bijoux; como já passei réveillon na praia com vestido bordado com paetês e rasteirinha e em todas as situações me achei linda e poderosa, porque era exatamente aquilo que queria ser naquele momento. Aí entra a questão de segurar ou bancar o look. Você precisa ter autoconfiança suficiente para quebrar regras, se achar maravilhosa e não se abater com críticas ou comentários que questionem sua escolha.

Tudo isto só pra dizer: não seja fashion victim, busque seu estilo, treine, brinque, divirta-se e se conheça melhor fazendo algo que muita gente pode considerar futilidade, se vestir, se produzir. Moda é comportamento e comunicação e você pode usar isto a seu favor.

Espero contribuir um pouquinho com este incrível processo de autoconhecimento e criação de estilo! Vem comigo?